Lula tem agenda cheia em último dia de mandato
No último dia no exercício do cargo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva mantem hoje (31) o ritmo acelerado deste final de mandato com um agenda cheia de compromissos e uma decisão importante a ser tomada: a de extraditar ou não o ex-ativista italiano Cesare Battisti. Entre assuntos internos e reuniões com líderes de […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
No último dia no exercício do cargo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva mantem hoje (31) o ritmo acelerado deste final de mandato com um agenda cheia de compromissos e uma decisão importante a ser tomada: a de extraditar ou não o ex-ativista italiano Cesare Battisti.
Entre assuntos internos e reuniões com líderes de outros países que estão em Brasília para a posse de Dilma Rousseff, há um espaço reservado para Lula se despedir dos ministros e suas equipes. Lula irá ser reunir por volta das 10h com a equipe com a qual trabalhou ao longo dos últimos anos para uma sessão de fotos.
Em seguida, recebe o vice-presidente do Conselho de Estado de Cuba, José Ramón Machado, e o último compromisso da agenda é um encontro com o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas. O líder palestino chega a Brasília um mês depois de o governo do Brasil reconhecer o Estado palestino com fronteiras existentes desde 1967.
Lula já disse que não irá deixar a decisão sobre o caso Cesare Battisti para a futura presidenta, Dilma Rousseff, e dará hoje sua palavra final. o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a extradição de Battisti, mas deixou a decisão para o presidente da República. Battisti foi condenado à prisão perpétua na Itália, acusado de quatro homicídios na década 1970.
Nesses últimos dias de mandato, a agenda de Lula teve ritmo intenso com viagens para inaugurar obras, cerimônias em Brasília e compromissos em gabinete. Esta semana, o presidente esteve nos estados de Pernambuco, Ceará e Bahia e discursou seis vezes. O mais longo dos discursos, feito em Recife (PE) com 33 minutos de duração, teve tom de despedida e Lula se emocionou. Sem tempo para mais viagens, ontem (30) presidente inaugurou, de Brasília, três obras em diferentes estados.
Amanhã (1º), o dia de Lula terá uma rotina bem diferente daquela dos últimos oitos anos. Após transmitir a faixa presidencial para Dilma Rousseff, ele e dona Marisa retornam para São Bernardo do Campo (SP), onde Lula começou sua trajetória como sindicalista. Na cidade, uma festa está sendo preparada para recepcioná-lo. Antes, o casal visita, no Hospital Sírio-Libanês, José Alencar, que esteve ao seu lado como vice-presidente nos oito anos de governo.
Notícias mais lidas agora
- Pablo Marçal conversa com empresariado de Campo Grande e confessa sonho para o Brasil
- VÍDEO: Acidente termina com carro pendurado em córrego da Avenida Ernesto Geisel
- Trabalhador morre ao ter cabeça esmagada após acidente com trator em fazenda de MS
- Idoso é flagrado estuprando neta dentro de carro por motoentregador em Campo Grande
Últimas Notícias
Tio e sobrinho suspeitos de relação com morte de delator do PCC são soltos em menos de 24 horas
Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo indicou suposta irregularidade na prisão
Homem morre após cair e bater a cabeça em toboágua de Balneário em Campo Grande
A vítima estava em pé e descia o brinquedo com uma menina de 7 anos
Motociclista sem CNH é encaminhando à Delegacia após se envolver em acidente no Coronel Antonino
A moto foi retirada do local da colisão pelo garupa
CAC faz vários disparos em edifício de São Paulo e é preso com fuzil, carabina e granada
Arsenal estava no apartamento, em Pinheiros, região nobre da capital paulista
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.