O tom foi dado durante um comício realizado em Teresina, no Piauí, há duas semanas. O presidente Lula, vestido em um camisão vermelho ao lado de Dilma Rousseff, celebrava as pesquisas de opinião que davam vantagem à sua candidata e aproveitou para fazer um pedido.

– Não me importo de ganhar presente atrasado. Eu quero é que o Brasil me dê de presente a Dilma presidente do Brasil no dia 31 de outubro.

Nesta quarta-feira (27), Lula faz 65 anos e ganhará pelo menos duas comemorações. A primeira delas está prevista para acontecer no Palácio do Planalto, com a presença de funcionários do gabinete da Presidência, que geralmente fazem um bolo para o chefe e cantam os parabéns.

Para um pouco mais tarde, por volta das 19h30, o PT está preparando aquilo que já está sendo chamado no Twitter e nos diretórios regionais do partido de campanha do “Dê a vitória de Dilma de presente a Lula”. A festa prevê um encontro com militantes no Palácio da Alvorada e bandeiraço por todo o país.

Antes mesmo de amanhecer, o aniversário do presidente era o assunto mais comentado do Twitter. A hashtag (termo de busca) luladay estava no topo dos temas sobre os quais os usuários escrevem. O termo luladay ( “dia de Lula”) está sendo acrescentado não apenas nas mensagens sobre o presidente, mas também nas referentes à campanha de Dilma.

Tradicionalmente, a primeira-dama, Marisa Letícia, oferece uma recepção em homenagem ao marido no Alvorada. A ocasião, geralmente discreta e com poucos convidados, deve ser substituída pela festa partidária. A assessoria de Dilma não confirma se ela vai, mas como estará em Brasília é bem possível que compareça à festa de Lula.

O presidente tem duas datas de aniversário – a de nascimento, no dia 6 de outubro, e a de registro, no dia 27 de outubro. A segunda, no entanto, tem um gosto mais especial. Há exatamente oito anos, ele venceu José Serra (PSDB), no segundo turno das eleições, e tornou-se o 35º presidente brasileiro.

Uma das brincadeiras que já vêm rondando os petistas mais próximos ao presidente é que ele vai poder desfrutar das “vantagens” de ser oficialmente um idoso. Ao completar 65 anos, Lula ganha o direito a andar de graça em transporte coletivo, vaga especial em estacionamentos públicos e privados, meia-entrada em espetáculos e atendimento preferencial em hospitais públicos.