O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez no fim desta manhã um discurso de exaltação do governo de seu aliado Sérgio Cabral Filho (PMDB), governador reeleito no Rio de Janeiro, durante a entrega de 582 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida no Complexo do Alemão, na zona norte da capital fluminense. Lula destacou ações na área da segurança pública, afirmando que Cabral teve “coragem de enfrentar os delinquentes sem molestar os homens de bem”.

O tom político foi explorado no discurso do governador, para quem Lula é “o melhor presidente da história do País”, elogiando, em seguida, a escolha da equipe de governo – sem citar, no entanto, o nome da ex-ministra-chefe da Casa Civil e candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff.

No discurso, Cabral voltou a afirmar que “a paz vai chegar mais cedo do que se imaginava”, em uma referência indireta à instalação de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) no Complexo do Alemão. Até agora, 12 UPPs já foram instaladas na cidade do Rio. A chegada do programa ao Alemão, ainda dominado por traficantes de drogas, é uma promessa do governador.

Mais cedo, Lula e Cabral visitaram as unidades habitacionais inauguradas hoje no conjunto de favelas, com investimentos de R$ 27,9 milhões, segundo a Presidência da República. O presidente e o governador estavam acompanhados dos ministros Franklin Martins (Comunicação Social), Luiz Dulci (Secretaria-Geral da Presidência), Eloi Ferreira de Araújo (Igualdade Racial) e Marcio Fortes (Cidades). Os senadores eleitos pelo Rio Marcelo Crivella (PRB) e Lindberg Farias (PT) também participaram do evento.