Será realizada hoje (16) e amanhã em Foz do Iguaçu (PR) a Reunião do Conselho do Mercado Comum e a Cúpula do Mercosul, com a presença dos presidentes dos países que compõem o bloco econômico. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidenta eleita, Dilma Rousseff, devem participar dos eventos.

Durante as reuniões, Lula vai transmitir o comando do Mercosul ao presidente do Paraguai, Fernando Lugo. Hoje (16), estão previstas vários encontros entre o presidente brasileiro, ministros e presidentes de países como o Paraguai, Suriname, Uruguai e a Austrália.

Segundo o Itamaraty, também deverão participar dessas reuniões representantes de outros países como a Guiana, o Suriname, a Turquia, Palestina, Síria, os Emirados Árabes Unidos e a Austrália. No caso da Síria e da Palestina, serão firmados acordos com a intenção de antecipar futuras negociações de livre comércio com o Mercosul.

Também deverão ser aprovadas em Foz do Iguaçu iniciativas para aprofundar a integração econômica, comercial, social e de cidadania entre os países do Mercosul, tais como o Programa de Consolidação da União Aduaneira, o Plano Estratégico de Ação Social e o Estatuto da Cidadania.

De acordo com o Itamaraty, o Mercosul é hoje um bloco econômico com 240 milhões de pessoas e um Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 2,5 trilhões. O comércio entre os países que compõem o Mercosul, somados à Venezuela, deverá atingir este ano US$ 40 bilhões.