Lula diz que ficou preocupado com pressão alta, mas continuará viajando
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse neste sábado (30) que ficou preocupado com a crise hipertensiva que teve na noite de quarta-feira, no Recife, mas que continuará viajando. “Vamos ter que encontrar um jeito. O problema é que temos que continuar viajando pelo Brasil. Temos muita coisa pra fazer. Este ano é o […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse neste sábado (30) que ficou preocupado com a crise hipertensiva que teve na noite de quarta-feira, no Recife, mas que continuará viajando. “Vamos ter que encontrar um jeito. O problema é que temos que continuar viajando pelo Brasil. Temos muita coisa pra fazer. Este ano é o último ano [de governo] e não podemos deixar a peteca cair. Se a gente esmorece, todo mundo esmorece”, disse.
Lula deu as declarações ao deixar o Instituto do Coração, em São Paulo, onde realizou um check-up. De lá, seguiria para Brasília. Ele argumentou que suas viagens são necessárias para fiscalizar o andamento das obras e cobrar agilidade na execução delas. O presidente declarou ainda que sua saúde e os exames estão “perfeitos”.
O presidente realizou um ecocardiograma para função dos músculos do coração, tomografia das artérias cardíacas, ultrassonografia do abdome e da próstata, teste de função pulmonar e exames de sangue e urina, segundo a assessoria do hospital. “Pega você e leva seu carro numa concessionária achando que tem um probleminha na porta direita. Aí você vai ver que ele está com problema em tudo quanto é lugar.
O ser humano no check-up é assim, você acha que o problema é de pressão, daqui a pouco está com problema na unha do pé”, brincou. A crise hipertensiva de Lula fez com que o presidente cancelasse a viagem a Davos, na Suíça, onde participaria do Fórum Ecônomico. “Por mim, eu tomaria um remediozinho e embarcaria para Davos.
Mas aí a responsabilidade é do médico, que falou “olha, é muito delicado, vamos parar no hospital”, contou. Lula disse ainda que vai melhorar sua dieta e qualidade de vida. ‘Atividade normal’ Depois de Lula, o cardiologista Roberto Kalil Filho falou à imprensa.
Segundo ele, o presidente pode voltar à atividade normal e recebeu a recomendação de descansar mais, dormir mais e fazer atividade física. Kalil relatou que a pressão de Lula estava normal, em 11 por 7, antes que ele deixasse o hospital, e que não foi prescrita medicação para o presidente. Segundo o médico, o check-up realizado neste sábado deveria ter sido realizado em dezembro. “Os exames estavam sendo postergados”, disse.
Questionado se houve alguma recomendação específica sobre como deverá ser a rotina do presidente para campanha eleitoral deste ano, o cardiologista disse que a orientação é que Lula “siga a vida dele”. “Não aconteceu nada de mais”, declarou. Repouso Na quinta e na sexta, o presidente descansou em sua casa em São Bernardo do Campo, sem agenda oficial.
No seu retorno a Brasília, o presidente deve manter a rotina dos últimos dois dias: descanso embalado por sessões de filmes. Lula deve retomar sua agenda de trabalho na segunda-feira (1º). Devido à crise de hipertensão, o presidente deixou de viajar para o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, onde receberia um prêmio nesta sexta-feira. Ele foi representado na cerimônia pelo ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.
O problema de saúde do presidente motivou uma ligação do assessor nacional de segurança do governo dos Estados Unidos, general Jim Jones, para o assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, nesta sexta-feira, para obter informações sobre o estado de Lula.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Banco Central leiloará US$ 3 bilhões na 2ªfeira para segurar o dólar
Dinheiro das reservas será vendido com compromisso de recompra
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.