O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai se reunir com o governante do Paraguai, Fernando Lugo, no dia 30 de abril, em Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, anunciou nesta segunda-feira uma fonte oficial paraguaia.

Gustavo Codas, diretor paraguaio da hidroelétrica de Itaipu, disse a jornalistas que essa é a nova data do encontro que estava marcado inicialmente para o dia 23 do mesmo mês.

Depois de uma reunião com Lugo e o Embaixador brasileiro no Paraguai, Eduardo dos Santos, Codas assinalou que a data anterior coincide com a posse do novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), “ato que o presidente Lula está obrigado e tem interesse em assistir”.

O encontro dos governantes será pautado pelo acordo bilateral assinado por Lula e Lugo em 25 de julho de 2009, em Assunção, no qual está previsto um maior benefício ao Paraguai no aproveitamento conjunto da represa, a maior do mundo em funcionamento.

As reivindicações paraguaias em Itaipu foram bandeiras de campanha de Lugo, no poder desde 15 de agosto de 2008. Seu triunfo eleitoral, à frente de uma coalizão de ampla base ideológica, significou a quebra de 61 anos de hegemonia do conservador Partido Colorado.