O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira (8) que o Brasil foi governado por pessoas que possuíam “inteligência colonizada”. Lula participou nesta tarde da inauguração de um armazém de grãos da Companhia Nacional de Abastecimento (), em Uberlândia (MG).

“Houve um tempo em que éramos dirigidos por pessoas que pareciam ser muito inteligentes, mas que tinham sua inteligência colonizada. Tudo dependia dos Estados Unidos, tudo dependia da Europa, e acreditavam muito pouco em nós mesmos”, disse. 

Segundo Lula, a colonização ultrapassou a independência do Brasil, em 1822, por causa da mentalidade dos brasileiros. “A independência que conquistamos em 1822 ela, na verdade, ultrapassou o século XIX porque a mentalidade das pessoas ficou colonizada.”

O presidente disse que recentemente o país aprendeu a andar de “cabeça erguida”. “Hoje o Brasil respeita os Estados Unidos, respeita a Europa, mas hoje o Brasil é dono de seu nariz, anda de cabeça erguida. E nós queremos competir em igualdade de condições”, afirmou.

Lula também defendeu a atuação do Estado na economia como “indutor e regulador”. Ele citou a crise financeira internacional e disse que os países desenvolvidos demoraram para recuperar suas economias porque não possuiam bancos públicos fortes. “Hoje está provado que o Estado tem um papel importante e o setor privado também tem. Os dois não são antagônicos. O Estado tem que ser indutor e regulador. Não pode ficar de fora”, afirmou.

O presidente afirmou que o Brasil, por estar crescendo e ampliando mercados, começou a ganhar “inimigos” no cenário internacional. Ele disse que a ampliação no país da capacidade de armazenamento de alimentos é uma questão de segurança nacional.

“Por que precisamos estocar? Porque quando o Brasil começa a crescer, começa a criar inimigos. […] Quando começa a ser o maior exportador de café, de carne, começa a ter problema. Começam a inventar problema na nossa soja, no nosso milho, nosso estanol”, disse. 

Lula afirmou ainda que o país tem condições de “dominar” uma parte do mundo se investir em tecnologia. “Temos que investir cada vez mais porque sabemos que podemos dominar uma parte do planeta com nossa capacidade tecnológica e produtiva.”