O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira (26) que vai visitar o Haiti no próximo dia 25 de fevereiro. O país caribenho foi devastado por um terremoto de sete graus na escala Richter no último dia 12. Lula confirmou a data durante discurso no Fórum Social Mundial , que é realizado em Porto Alegre.

O anúncio foi feito horas depois de o presidente sancionar medida provisória que libera quase R$ 1 bilhão para as vítimas das chuvas no Brasil e do terremoto no Haiti. A ajuda ao Haiti totaliza R$ 375,95 milhões.

“Dia 25 vou passar no Haiti e, quem sabe, em 30 dias podemos construir uma Unidade Pronto Atendimento (UPA), com 2,2 mil metros quadrados para atender os hatianos”, disse o presidente. O dinheiro para a construção da UPA está prevista na medida provisória assinada nesta terá-feira. Lula deve passar pelo país após visita ao México e a outros países da América Central.

O presidente criticou ainda a postura dos países envolvidos na manutenção da paz no Haiti, dizendo que nos últimos cinco anos tem pedido recursos para ajudar o país da América Central, mas que tem havido “falta de vergonha” em relação ao povo haitiano. “O que está acontecendo no Haiti é um desrespeito”, enfatizou.

“Há cinco anos peço dinheiro para o Haiti. Mas esse dinheiro não chega. Ora, porque não acreditam no governo, ora porque mandam por ONGs. Agora, esse terremoto talvez mexa com a vergonha dos seres humanos que governam esse planeta e façamos no Haiti o que deveria ter sido feito há 30 anos, ou há 10 anos quando começou a se discutir a democracia no Haiti”, reclamou Lula.