A lista de mesários convocados pode ser consultada no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O eleitor insere o número do título no campo indicado e o sistema informará se ele foi ou não convocado para atuar como mesário. Caso o eleitor não tenha em mãos o número do título eleitoral, o sistema também fornecerá um link de acesso ao site do Tribunal Superior Eleitoral para consultar o número do título por meio do nome.

Além da informação de convocação, o sistema fornecerá ao eleitor a confirmação do número da inscrição eleitoral, o nome do eleitor, a função que exercerá na mesa receptora de votos (presidente, 1º e 2º mesário ou secretário) e o número da zona e da seção eleitoral que atuará.

Ainda nesta semana, o sistema disponibilizará o número do telefone do cartório eleitoral, caso o mesário necessite de mais informações.

Os mesários devem estar atentos ao fato de que não estarão isentos de atuar nas Eleições de 3 de outubro aqueles que não tiverem recebido a intimação pelo Correio, ou por um oficial de justiça. A publicação da relação dos mesários no Diário Eletrônico da Justiça Eleitoral ou na sede dos Cartórios Eleitorais, já torna válida a convocação.

Os mesários que não atenderem a convocação do juiz eleitoral estarão sujeitos ao pagamento de multa pela ausência em cada turno da eleição, ficando desta forma em débito com a Justiça Eleitoral e passível de responder a um processo por dificultar a realização das eleições.

Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso criou um link na página eletrônica do TRE para que os eleitores possam consultar se foram convocados para atuar como mesário nas mesas receptoras de votos das eleições deste ano. Os mesários que não comparecem no local de votação no dia do pleito ficarão em débito com a Justiça Eleitoral e estarão sujeitos a sanções, como aplicação de multa.

www.tre-ms.gov.br