O gerente de um banco está entre os envolvidos do grupo especializado em vários crimes praticados em todo o país; a maioria tráfico de drogas

Promotores de justiça, policiais militares e órgãos parceiros do GAECO (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) deflagraram na manhã desta quinta-feira (16) a operação “Lavanderia”, com 17 mandados de prisão preventiva expedidos para Campo Grande, Dourados e Ponta Porã.

O objetivo da operação é prender os integrantes que fazem parte de um grupo criminoso especializado em lavagem de dinheiro, oriundos de crimes praticados em todo o Brasil. A maioria trata-se de tráfico de drogas.

As investigações acontecem desde fevereiro deste ano. Foi divulgado pela polícia que um gerente do banco Itaú, está entre os envolvidos. Ele e o restante do grupo abriam empresas falsas e várias contas bancárias com o propósito de ocultar ou dissimular a origem dos valores originados dos crimes. Depois parte do lucro com os depósitos era dividido entre eles.

Em Dourados foram presas três pessoas, identificadas pela polícia como Maristela Benites Peres, Carlos Jullyano Araújo e Mário Brandão Garcia. Com eles foram apreendidos um veículo Fiat Uno, uma motocicleta Honda Biz e R$ 250 mil em dinheiro.

Também já foram presos Marcos Ricalde, Joelson da Costa, Osvaldo Batista e o gerente de banco Nelson Marçal Ferreira, além de outros três homens e uma mulher. Todos foram encontrados em Campo Grande.

Ainda faltam dois mandados de busca a serem cumpridos.

Além das prisões, também deverão ser cumpridos 15 mandados de busca e apreensão e 12 de seqüestro de veículos.

Várias pessoas estão sendo ouvidas, e alguns presos foram levados à Defurv (Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Veículos).

(matéria editada às 18h15 para acréscimo de informações)