O Ministério da Educação (MEC) lançou nesta terça-feira (23) a edição 2010 da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.

Muito mais que um concurso de textos, a Olimpíada é uma oportunidade para o aperfeiçoamento de professores e uma ocasião especial para os alunos desenvolverem práticas de leitura e escrita.

Nesta edição poderão participar do concurso professores e alunos do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. Os alunos terão de fazer um texto e se inscrever por gênero (poema, memórias, artigo de opinião e crônica) de acordo com o ano que estão cursando. O tema deve ser: O Lugar Onde Vivo.

Os prêmios vão desde medalhas e coleções de livros a aparelhos eletrônicos como computadores, impressoras e laboratórios de informática.

De acordo com o MEC os professores de todas as escolas públicas do Brasil receberão materiais específicos para desenvolverem oficinas de leitura e escrita entre março e agosto.

Ao longo do ano, haverá cinco etapas eliminatórias: escolar, municipal, estadual, regional e, em novembro, a nacional, que será realizada em Brasília.

Para que o professor possa se inscrever, é preciso que a rede de ensino faça a adesão na competição. Para maiores informações acesse o site da Olimpíada da Língua Portuguesa.