Ladário inicia programas de combate à repetência escolar

Lançados na quarta-feira pelo prefeito José Antonio, os programas “Se Liga” e “Acelera Brasil”, em parceria com o Instituto Ayrton Senna e Ministério da Educação, vão atender 183 alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino (Reme), com o objetivo de melhorar o desempenho e o fluxo escolar. Os testes aplicados em alunos até o quinto […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Lançados na quarta-feira pelo prefeito José Antonio, os programas “Se Liga” e “Acelera Brasil”, em parceria com o Instituto Ayrton Senna e Ministério da Educação, vão atender 183 alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino (Reme), com o objetivo de melhorar o desempenho e o fluxo escolar. Os testes aplicados em alunos até o quinto ano do ensino fundamental identificaram os estudantes em defasagem, com necessidade de inclusão nos programas de correção de fluxo. “Em todo o País, 27% ou quase 9 milhões dos estudantes da rede pública estão nesta situação”, destacou a secretária municipal de Educação, Eliene Urquiza. “Os programas buscam corrigir o baixo nível de aprendizado, a repetência, o analfabetismo e a evasão escolar”, acrescentou.

Para garantir o acesso à escola, os alunos matriculados nos programas terão transporte próprio da Prefeitura. Na quarta-feira, foram entregues à Secretaria Municipal de Educação as chaves de um automóvel zero km e de um ônibus reformado que agora reforçam a frota de veículos e vão ajudar a transportar os estudantes. Os alunos vão ocupar as salas da Escola Pólo Municipal 17 de Março, Extensão Maria Luiza Teixeira de Carvalho, na rua Tamandaré, Centro, e receberão as matérias de professores especialmente capacitados. “Não queremos fazer apenas uma melhoria, queremos fazer uma revolução na Educação de Ladário”, destacou o prefeito José Antonio, engenheiro formado no campus São Carlos da Universidade de São Paulo. “Vamos oferecer educação e transporte de qualidade para nossas crianças”, acrescentou.

José Antonio lembrou que os programas têm como parceiro o Instituto Ayrton Senna, criado pela família do ex-piloto e ídolo da Fórmula 1, e justamente por isso ganha uma fonte a mais de incentivo para diretores, professores e alunos. “Além de ser o maior piloto de Fórmula 1 de todos os tempos, Ayrton Senna investiu milhões na educação das crianças e sempre será lembrado como um grande brasileiro”, ressaltou o prefeito.

Analfabetismo

Entre 10% e 35% dos alunos de 1ª a 4ª série ainda não sabem ler nem escrever. O analfabetismo é o maior vilão da educação pública no Brasil. Ele pune as crianças com a repetência, o difícil recomeço todos os anos, a insegurança e a baixa auto-estima. Criado pelo Instituto Ayrton Senna, o programa “Se Liga” alfabetiza crianças com distorção idade-série e provoca mudanças na educação formal. Desde sua implementação, em 2001, o Se Liga atendeu a 331.897 crianças de 403 municípios.

Desde 1997, o programa Acelera Brasil introduz na rede educacional uma cultura de gestão focada em resultados, e que combate os principais problemas do sistema de ensino: os baixos níveis de aprendizagem, a repetência e a distorção idade/série. Hoje cerca de 12 milhões de crianças e jovens no país não freqüentam a série escolar correspondente a sua idade.

Conteúdos relacionados