O vice-presidente José Alencar sofreu uma hemorragia digestiva grave e foi internado no hospital Sírio-Libanês na manhã desta quarta-feira (22). Segundo boletim divulgado às 17h43 de hoje, Alencar foi internado às pressas e, neste momento, é submetido a transfusões de sangue. Após a transfusão, Alencar será submetido a uma cirurgia de emergência, que será feita ainda hoje.

A cirurgia será realizada pelos professores-doutores Raul Cutait e Ademar Lopes. Segundo a assessoria do vice-presidente, por volta das 17h30, a cirurgia já havia começado.

Alencar havia recebido alta no último dia 17, após ficar 24 dias internado e ser submetido a uma cirurgia. Durante a internação, Alencar passou por sessões de hemodiálise. O vice apresentou problemas em sua função renal. Antes, Alencar havia sofrido um infarto do miocárdio.

As equipes médicas que o acompanham são coordenadas pelos Profs. Drs. Paulo Hoff, Raul Cutait, Ademar Lopes, Roberto Kalil Filho, Paulo Ayroza Galvão, Riad Younes e David Uip.

Cirurgia

No dia 27 de novembro, o vice-presidente foi submetido a uma nova cirurgia devido a um quadro de obstrução e hemorragia intestinal causado por tumores. Durante a operação, que durou mais de cinco horas, foram retirados três nódulos de tumor – um deles maior, de aproximadamente 20 cm -, mas não foi possível retirar todos os menores.

Alencar luta contra o há mais de 13 anos. O procedimento de hoje é a 17ª cirurgia a que ele foi submetido neste período.