A partir de amanhã (28), as universidades públicas de Mato Grosso do Sul promovem a Primeira Jornada de Artes de Mato Grosso do Sul (Jart-MS: Ato I). O evento terá a participação do curso de artes cênicas e dança da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), do curso de música da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e de artes cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

O caráter do evento, de acordo o coordenador do curso de artes cênicas e dança da UEMS, Fernandes Ferreira, é cultural e cientifico. “O que nós estamos propondo é a criação de um espaço físico e intelectual para discutirmos o Ensino Superior de artes cênicas, visuais e música no Estado, além de, sobretudo, refletir a relação entre os artistas e a academia”, diz Fernandes. Durante toda a jornada artística, acadêmicos farão intervenções artísticas, incluindo, segundo o coordenador, a apresentação de uma montagem do texto “Feiurinha”, escrito por Pedro Bandeira. O evento também contará com palestras, mini-cursos, mesas-redondas e oficinas de capacitação.

A coordenadora do curso de artes da UFGD, Cristiane Helena Parré Gonçalves, lembra que o evento tem o mérito de ter unido as universidades públicas do Estado em torno de um só objetivo: o de promover a reflexão e o amadurecimento do campo das artes em MS. “Nós queremos trabalhar a artes em todo o Estado, por isso desde o início do ano estamos planejando esse evento juntos”, diz Cristiane. A coordenadora acredita que a iniciativa de unir as universidades em torno de um mesmo projeto deveria servir de exemplo para que outros cursos se integrassem na promoção de ações educativas conjuntas de maior impacto na sociedade sul-mato-grossense.

A cerimônia de abertura do Jart-MS acontece às 19h, no auditório do Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima, próximo à Escola Estadual Hércules Maymone, em Campo Grande.