A presença de jacarés e capivaras na Lagoa Maior em tem preocupado a equipe da Secretaria Municipal de .

Segundo o secretário da pasta, Cristovam Lages Canela, três jacarés e capivaras adotaram a Lagoa Maior como seu habitat.

A presença dos jacarés, conforme Canela, pode ser a causa dos sumiços de algumas aves da região da lagoa, como os patos, e gansos.

O secretário informou que a secretaria já comunicou o IBAMA e a Polícia Militar Ambiental sobre a presença desses animais na Lagoa Maior.

Pela falta de conhecimento técnico sobre esses animais, Canela disse que uma análise sobre a presença dos jacarés e capivaras precisa ser realizada pelos os órgãos entendidos no assunto.

Além da questão ambiental, o secretário esclareceu que, existe também uma preocupação com a integridade da população “Os jacarés podem atacar a população, não sabemos qual a reação deles. Assim como das capivaras que estão saindo do seu habitat natural, precisamos criar um manejo para elas”, acrescentou.

Quanto ao baixo nível d’ água na Lagoa Maior, o secretário disse que é simplesmente por falta de chuva, pois o manejo tem sido realizado corretamente “Qualquer pessoa de mediana inteligência sabe que a falta de chuva contribui para este estado”, declarou, ressaltando que, as demais lagoas também se encontram com o nível d’ água baixo.