O município de está participando através das escolas municipais e estaduais da Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro. Idealizada pelo a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem o objetivo de contribuir para a formação de professores, visando à melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.

A Olimpíada foi fundamentada na metodologia, nas estratégias de atuação e na experiência das três edições do Programa Escrevendo o Futuro que, de 2002 a 2007, desenvolveu ações de formação continuada para professores do 5º e 6º anos (4ª e 5ª séries) do Ensino Fundamental da rede pública, a fim de orientar a produção de textos dos alunos.

Em 2008, o Escrevendo o Futuro se tornou a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, e em 2010, poderão participar do programa professores e alunos do 5º ano (4ª série) do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Em Itaporã a Olimpíada é realizada nas categorias: Poema, Memórias Literárias, Crônicas e Artigos de Opinião.

Após concluírem os trabalhos que ocorreram desde o início do ano letivo, as escolas os encaminharam para que a Comissão Julgadora Municipal pudesse selecionar os melhores que serão enviados para a Coordenação da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro com sede na capital de São Paulo.

A Comissão Julgadora tem como coordenadora no município, a Vera Lucia Amador Alves, que através do apoio do prefeito Marcos Pacco e da gerente de Educação, Denise Paco, esteve em Campo Grande participando do curso de capacitação, no ano de 2009, sobre a organização da Olimpíada para o município de Itaporã.