Os cerca de 80 internos que cumprem medidas sócio-educativas na Unei Dom Bosco receberão atendimento médico em regime de mutirão, a ser prestado pelo setor de saúde do município de Campo Grande. O compromisso deve ser cumprido imediatamente, e foi firmado em reunião nesta terça-feira (21) entre representantes do poder público e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos (CDHU/MS).

Participaram do encontro membros dos conselhos tutelares de Campo Grande (regiões Norte e Sul) e do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. Apesar de ter sido convocado, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) não enviou representante nem justificou a ausência, de acordo com o CDHU. O CMDCA informou que o presidente do órgão não compareceu devido a uma viagem a Cuiabá, para participar de um curso de capacitação.

Segundo o presidente da comissão do CDHU que acompanha o caso das Uneis do Estado, Marco Aurélio Luz, a reunião foi produtiva e os interlocutores se mostraram dispostos a ajudar a solucionar o problema nas unidades de internação. “Todos puderam ver que a solução está mais perto do que a gente pode imaginar”, declarou.

Uma próxima reunião está agendada para outubro, ocasião em que serão convocados os conselheiros tutelares das cidades do interior onde há Uneis. (Editada às 16h35 para acréscimo de informação)