Os dois processos seletivos internos para ingresso no Curso de Formação de Sargentos da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul estão com inscrições abertas até a próxima quarta-feira (15). Estão sendo oferecidas 210 vagas, em modalidades diferentes de concorrência, e com meios de inscrição diferentes para cada um. Os editais com todas as informações estão disponíveis no site www.concurso.ms.gov.br.

No edital da modalidade Tempo de Serviço/Antiguidade estão sendo oferecidas 150 vagas. Podem concorrer os detentores de cargo Cabo PM do Quadro QPPM Combatente com no mínimo doze anos de efetivo exercício na carreira. As inscrições estão sendo feitas efetuadas por comissão nomeada pelo Comando-Geral da Polícia Militar, na presença do candidato, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap), em Campo Grande.

www.concurso.ms.gov.br

O curso de formação terá duração de seis meses, com aulas no período diurno e atividades extra classe após às 18 horas.

Antiguidade

O processo seletivo por Antiguidade será desenvolvido em três fases, de caráter eliminatório. Na primeira, será feita a seleção entre os que figuram na lista de acesso, com a análise da documentação apresentada no momento da inscrição, compatibilizando o nome do candidato com aqueles constantes na lista, observando rigorosamente a antiguidade dos participantes. O edital de seleção traz no anexo a relação dos 150 militares que se encontram na condição de acesso. No processo seletivo, havendo a comprovação de candidatos cujos nomes não constam na lista e com maior tempo de serviço do que outros constantes nessa relação será feita a retificação.

A segunda fase é o exame de saúde, destinado a verificar o estado do militar a ser convocado para o teste de aptidão física e para a realização do curso. Os candidatos aptos nessa fase serão convocados para a etapa final, do exame de aptidão física, que vai avaliar a capacidade de suportar física e organicamente o treinamento a que será submetido como exigência para o exercício do cargo de sargento PM.

Habilitação

Para quem vai participar da seleção na modalidade Habilitação, o processo começa com a prova escrita, que será realizada em Campo Grande. O teste terá cem questões objetivas pontuáveis de 1 a 100, sendo 70 questões de Língua Portuguesa, História e Geografia do Brasil e de Mato Grosso do Sul, e Atualidade Brasileira, e 30 questões específicas da Polícia Militar.

Nesse último quesito, os candidatos terão testados os conhecimentos sobre temas que vão desde aspectos da Constituição do Brasil e da Constituição de Mato Grosso do Sul, passando pelo código Penal Militar, estatuto e regulamentos da PMMS, até leis como as de crimes ambientais, de drogas, Maria da Penha, além de Direitos Humanos e Policiamento Comunitário, entre outros temas.

A seleção também terá mais duas fases, de exame de saúde, e de exame de aptidão física.