Membros de um grupo de 86 famílias indígenas da etnia guarani kaiowá entraram em confronto com peões de fazendas em Douradina, na manhã desta terça-feira (21). Os índios do acampamento Ita’y Ka’aguyrusu ocupam terras particulares desde o dia 4 de setembro, e relatam que estão sofrendo constantes ameaças dos fazendeiros.

Segundo o líder do acampamento, Roberto Alziro, o ataque ocorreu por volta das 7h30. Homens armados e em vários veículos teriam tentado invadir a área ocupada pelos índios, quando começou o confronto. “Pegamos os carros e o trator deles, e os homens estão a uma distância de 150 metros da gente”, conta.

Alziro relata ainda que ouviu tiros durante a confusão, mas ninguém ficou ferido. Esta é quarta vez em 17 dias que o acampamento é invadido e atacado, segundo o Conselho Indigenista Missionário (Cimi). Efigênia, professora da escola indígena, disse que em uma das investidas, uma indígena caiu e quebrou a perna.

No momento, a situação é tensa no acampamento indígena. Alziro disse que acionou a Polícia Federal, a Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Ministério Público Federal para intermediar o confronto. A área ocupada tem cerca de 2 mil hectares.

O Midiamax acompanha o caso.