Incêndio no Pantanal: Ibama vai contratar brigadas em Miranda e Jateí

A inclusão de Mato Grosso do Sul e mais 13 estados brasileiros na portaria do Ministério do Meio Ambiente como região de alerta nas Emergências Ambientais do Ibama agiliza e abre espaço para o Ibama MS contratar as brigadas de combate à incêndios florestais que vão atuar em 2010 no Estado. De acordo com o […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A inclusão de Mato Grosso do Sul e mais 13 estados brasileiros na portaria do Ministério do Meio Ambiente como região de alerta nas Emergências Ambientais do Ibama agiliza e abre espaço para o Ibama MS contratar as brigadas de combate à incêndios florestais que vão atuar em 2010 no Estado.

De acordo com o superintendente do Ibama MS, David Lourenço, agora em 2010 mais dois municípios vão ser incluídos no programa do Prevfogo em Mato Grosso do Sul. Ao todo o Estado vai contar com 5 equipes de combatentes, cobrindo os principais municípios da região do Pantanal sul-matogrossense, diz ele.

A ampliação das brigadas no Estado está incluída na política nacional do governo brasileiro de cumprir metas de redução das emissões de carbono do país e nos compromissos internacionais do governo brasileiro assinados pelo país na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, a COP 15 realizada no final do ano passado em Copenhague na Dinamarca.

Uma das novas brigadas vai ser contratada e treinada para atuar no município de Miranda, que fica na região oeste do Pantanal. A brigada vai contar com 14 combatentes e um coordenador.

A outra contratação do Ibama MS é para o município de Jateí, que fica no sudoeste do Estado. Ao todo o Prevfogo do Ibama MS vai contar neste ano com 89 brigadistas que vão atuar também em Corumbá, Porto Murtinho e Aquidauana.

Miranda foi incluída por ficar na região pantaneira que detém a maioria dos focos de calor e incêndios florestais registrados nos últimos anos no Estado. E é um ponto importantíssimo para o programa do Prevfogo porque com a inclusão desta área a maioria do pantanal sulmatogrossense estará coberta com a ação das brigadas.

Já o município de Jateí foi incluído por responder a uma série de critérios do Prevfogo: toda a região no entorno do município têm remanescentes importantes de mata nativa, apresenta focos de calor com possibilidade de incêndios florestais e também nesta região existem unidades de Conservação como o Parque Estadual das Várzeas do Ivinhema.

Márcio Yule, coordenador estadual do Prevfogo do Ibama destaca que em 2009 as brigadas do Prevfogo combateram e apagaram 50 incêndios florestais na região do pantanal de MS. Foram registrados 2897 focos de calor no Estado ano passado e em 2010 foram registrados186 focos até agora.

As brigadas do Prevfogo vão funcionar durante seis meses, afirma Yule e vão atuar durante todo o período de estiagem nesta região do país. Já em Corumbá e Porto Murtinho, as prefeituras locais decidiram tornar permanente a atuação dos batalhões da brigada do Ibama nesses municípios.

As brigadas também atuam em prevenção e educação ambiental quando não estão em combate direto à incêndios florestais no Estado.

Conteúdos relacionados