Identificar voto na urna é “absolutamente impossível”, diz TRE
Em Corumbá, na última semana para inauguração da sede própria da Justiça Eleitoral na cidade, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), desembargador Luiz Carlos Santini, alertou o eleitor para não dar ouvidos às teorias que pregam que há como identificar o voto na urna eletrônica. Santini disse que a […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Em Corumbá, na última semana para inauguração da sede própria da Justiça Eleitoral na cidade, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), desembargador Luiz Carlos Santini, alertou o eleitor para não dar ouvidos às teorias que pregam que há como identificar o voto na urna eletrônica.
Santini disse que a urna é inexpugnável e cada eleitor deve decidir de acordo com o que manda a própria consciência, sem ceder a qualquer tipo de pressão para votar neste ou naquele candidato. “Você só deve obrigação à sua própria consciência”, destacou o desembargador.
O presidente do TRE-MS foi enfático na defesa da liberdade do voto e direcionou o alerta: “eleitor, é impossível identificar seu voto na urna eletrônica. Não acredite nessa bobagem que é possível identificar o voto do eleitor. É absolutamente impossível, estou garantindo isso”, declarou o desembargador.
Segundo o magistrado, o momento de exercer o voto é extremamente livre e deve-se decidir seguindo exclusivamente o que dita a própria consciência. “Você tem o poder eleitor, o poder é seu. Exerça-o com consciência. Esse exercício é absolutamente livre e você só deve obrigação à sua própria consciência e à sua inteligência em escolher o melhor”, declarou o Luiz Carlos Santini.
Pagando imposto
Classificando o eleitor como o “verdadeiro proprietário deste país”, o desembargador ressaltou que é o cidadão que mantém o Estado e por isso deve votar livremente sem ceder a qualquer tipo de coação. “O Estado é mantido pelo seu imposto. Não importa se você é pobre ou rico. Não importa se você não tem muitas possibilidades financeiras e compra uma lata de sardinha, você está pagando imposto. Não importa se você é milionário e compra uísque, você está pagando imposto. Por isso, escolha o melhor que você entende, sabendo que o seu voto é absolutamente livre”, reforçou.
“Se alguém disser que pode identificar o seu voto, essa pessoa está mentindo, literalmente mentindo. O voto que você colocar na urna eleitoral é absolutamente sem qualquer possibilidade de identificação”, reforçou Santini. Numa breve avaliação sobre o transcorrer da campanha política, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul foi direto. “Até agora está correndo dentro da normalidade. As representações que chegam ao TRE são absolutamente normais. Não há notícias de algo mais grave. Há denúncias de propaganda irregular, direito de resposta, que são normais em qualquer eleição”, finalizou.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
Há quatro meses, vizinhança lida com som alto, impedimento de trânsito de pedestres e falta de privacidade em seus estacionamentos
Sem focinheira, Pitbull escapa de coleira e mata Lhasa apso após ataque na Praça do Papa
Tutora do Pit bull indicou clínica veterinária e desapareceu após ataque
Banco Central do Brasil planeja moeda digital para 2024
O Banco Central do Brasil está se preparando para lançar uma moeda digital em 2024, uma inovação que promete transformar o sistema financeiro do país. Este
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.