Para marcar a data, o UOL Música reúne discos da Legião Urbana e de sua carreira solo para ouvir na Rádio UOL, biografia, fotos, letras, textos escritos por pessoas que conheceram Renato, como o cantor Paulo Ricardo e a jornalista Bia Abramo, além de entrevista com o ex-companheiro de Legião Urbana Dado Villa-Lobos. Para completar, o Blog do Maia traz trechos de uma entrevista em áudio com Renato, feita em 1995 para divulgar o lançamento do seu disco “Equilíbrio Distante”.

O grupo conquistou uma multidão de fãs ardorosos com músicas hoje consideradas clássicos do repertório pop nacional como “Será”, “Geração Coca-Cola”, “Que País é Este?”, “Eduardo e Mônica” e “Faroeste Caboclo”, entre outras, cujas letras podiam trazer críticas à sociedade brasileira ou histórias centradas em relacionamentos.

Com o grupo, Renato gravou oito álbuns. Em 1994, o cantor lançou seu primeiro disco solo, “The Stonewall Celebration Concert”, que seria seguido por mais dois títulos: “Equilíbrio Distante” (1995) e “O Último Solo” (1997). Em 2003, foi lançado o disco “Presente”, sucedido pelo disco “Trovador Solitário” (2008), com gravações até então inéditas do cantor.

Ainda hoje, quase 14 anos após sua morte, Renato Russo mantém-se como um ídolo em todo o país. Os admiradores de sua obra fazem parte da geração que acompanhou o surgimento da Legião Urbana, ainda no começo da década de 80, e também os adolescentes de hoje, nascidos naquela época.

Artistas comentam importância do cantorEm 2009, a gravadora da Legião Urbana, a EMI, desmentiu boatos de que Dado e Bonfá reformariam a banda. No começo de 2010, a gravadora anunciou que pretende relançar a discografia da Legião em vinil. Os discos ainda não têm data de lançamento definida.

No sábado em que se comemora o aniversário do cantor, chega às lojas a compilação “Duetos”, com gravações de Renato ao lado de nomes como Dorival Caymmi, Herbert Vianna e Leila Pinheiro. Uma das canções do álbum é “Like a Lover”, dueto póstumo com Fernanda Takai que é uma versão em inglês para a música “O Cantador”, composta por Dori Caymmi e Nelson Motta e gravada por Sergio Mendes nos anos 60.

Outra homenagem ao cantor acontece no programa “Altas Horas”, da Rede Globo. Na atração, O guitarrista Dado Villa-Lobos e o baterista Marcelo Bonfá vão se apresentar juntos na TV pela primeira vez desde o fim do grupo, em 1996.