Ibope dá versão sobre pesquisa para o senado e governo de MS

A diretora executiva de atendimento e planejamento do Ibope Inteligência, Márcia Cavallari, que mandou avisar que estava ocupada antes da publicação de reportagem que noticiou que a Associação Comercial e Industrial de Campo Grande havia contratado a empresa de pesquisa para fazer um levantamento eleitoral acerca da disputa pelo governo de Mato Grosso do Sul […]

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A diretora executiva de atendimento e planejamento do Ibope Inteligência, Márcia Cavallari, que mandou avisar que estava ocupada antes da publicação de reportagem que noticiou que a Associação Comercial e Industrial de Campo Grande havia contratado a empresa de pesquisa para fazer um levantamento eleitoral acerca da disputa pelo governo de Mato Grosso do Sul e também por vaga no Senado, mandou um comunicado no fim da tarde desta sexta-feira.

Eis a nota do Ibope

O IBOPE Inteligência vem a público rechaçar a forma como o Portal Mídia Max News se refere à pesquisa do IBOPE encomendada pela Associação Comercial e Industrial de Campo Grande, em reportagem publicada às 13h50 do dia 30 de julho.

Esclarecemos que, ao contrário do afirmado na reportagem, o IBOPE Inteligência é quem responde pela qualidade de todas as pesquisas que levam o nome da empresa, o que inclui também a parceria com a empresa Referencial, da capital do Mato Grosso do Sul. Informamos ainda que as empresas de pesquisa contratadas pelo IBOPE são treinadas e supervisionadas pelo instituto.

Aproveitamos para esclarecer que todas as pesquisas realizadas pelo IBOPE em mais de 65 anos de existência são pautadas em critérios técnicos da ciência estatística. Nossas pesquisas representam a população em estudo, pois todos os grupos sociais e as várias regiões geográficas aparecem na amostra em proporção muito próxima à da população pesquisada. Os resultados das nossas pesquisas refletem fielmente o que encontramos na interlocução com as pessoas que entrevistamos e independem totalmente dos interesses de quem nos contrata. O rigor estatístico, associado a outros controles que temos, asseguram a qualidade e a credibilidade da pesquisa.

Além disso, nossas pesquisas atendem aos códigos de auto-regulação e de ética elaborados pela associação mundial de profissionais de pesquisa, a European Society for Opinion and Marketing Research (ESOMAR), e pela Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP).

Atenciosamente,

Márcia Cavallari Nunes

Diretora executiva de atendimento e planejamento IBOPE Inteligência

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