O Ibama de Mato Grosso do Sul realiza neste final de semana um treinamento com os Agentes Ambientais Voluntários na Área de Proteção Ambiental do Rio Paraná. A área, que fica na região sudoeste do Estado, compreende inúmeras ilhas e várzeas que somam pouco mais de um milhão de hectares.

Serão formados cerca de 40 agentes no Assentamento Santo Antônio, com a missão de proteger e flagrar desmatamentos, caça ilegal ou outros crimes ambientais, como a pesca predatória nas lagoas, várzeas e rios que cortam toda a região.

O conjunto de assentamentos envolve quatro áreas que somam cerca de 17 mil hectares, localizados parcialmente no município de Itaquiraí. No local escolhido para o treinamento dos agentes, moram mais de 600 famílias. Em todo o complexo são 1166 lotes.

De acordo com Natalina da Rocha Vieira, coordenadora estadual do Programa de Agentes Ambientais Voluntários do Ibama MS, os assentamentos ficam ao lado do Parque Nacional de Ilha Grande e estão instalados em uma área originalmente de Mata Atlântica. “Por causa disso percebemos a necessidade premente de formar uma consciência maior de preservação ambiental na população local, especialmente por se tratar de populações que moram dentro da APA”, afirma.

Após o curso, cerca de 150 agentes deverão ter sido formados durante 2010.