Hulkenberg surpreende e fica com a pole no GP do Brasil

Num resultado surpreendente, provocado por interferência direta da chuva e uma certa dose de ousadia, o alemão Nico Hulkenberg conseguiu neste sábado a pole position no GP do Brasil de Fórmula 1. Em sua temporada de estreia, o jovem piloto da Williams vai largar na frente pela primeira vez na carreira, na corrida que acontece […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Num resultado surpreendente, provocado por interferência direta da chuva e uma certa dose de ousadia, o alemão Nico Hulkenberg conseguiu neste sábado a pole position no GP do Brasil de Fórmula 1. Em sua temporada de estreia, o jovem piloto da Williams vai largar na frente pela primeira vez na carreira, na corrida que acontece neste domingo, a partir das 14 horas, no circuito de Interlagos.

Com 23 anos, Hulkenberg ocupa apenas o 15º lugar no campeonato, mas desbancou todos os favoritos neste sábado, ao se aproveitar das condições da pista, que começou a secar nos minutos finais do treino de classificação. Assim, o companheiro do brasileiro Rubens Barrichello na Williams vai largar na frente.

Surpreendida por Hulkenberg, a favorita Red Bull ficou logo atrás da Williams no grid de largada. O alemão Sebastian Vettel terminou em segundo lugar, enquanto o australiano Mark Webber conseguiu o terceiro. Na sequência, aparece o inglês Lewis Hamilton, da McLaren, que também está na briga pelo título da temporada.

Líder do campeonato e único piloto com chances de ser campeão já no Brasil – depois, haverá apenas mais uma etapa, dia 14 de novembro, em Abu Dabi -, o espanhol Fernando Alonso conseguiu colocar a sua Ferrari na quinta colocação no grid. Assim, atrás dos principais rivais, não terá vida fácil neste domingo.

A chuva inconstante em Interlagos durante mais da metade do treino dificultou a vida dos pilotos. Em alguns momentos, a pista estava mais molhada. Em outros, começava a secar. Nesse cenário, o suspense dominou a disputa, principalmente na hora de definir quem iria se classificar para a parte seguinte da sessão.

O inglês Jenson Button, por exemplo, não foi capaz de passar para a terceira e última parte do treino de classificação. Atual campeão mundial, o piloto da McLaren conseguiu a 11ª posição no grid, dificultando ainda mais a luta pelo título da temporada – tem apenas chances matemáticas, 42 pontos atrás de Alonso.

Eliminados nas duas primeiras partes do treino deste sábado, o suíço Sebastien Buemi, da Toro Rosso, e o alemão Adrian Sutil, da Force India, provocaram mudanças forçadas na classificação, já que ambos foram punidos na etapa anterior, na Coreia do Sul, e acabaram perdendo cinco posições no grid de largada do GP do Brasil.

BRASIL – Na última parte do treino de classificação, quando a pista já estava bem mais seca, os brasileiros Rubens Barrichello e Felipe Massa não tiveram muito sucesso. Rubinho vai largar neste domingo na sexta posição, enquanto o piloto da Ferrari decepcionou e não passou da nona posição no grid de largada.

Como já era esperado, os outros dois brasileiros foram eliminados logo na primeira parte do treino de classificação, quando não conseguiram vaga entre os 17 pilotos mais rápidos. Assim, Lucas di Grassi obteve apenas a 21ª posição no grid com a Virgin e Bruno Senna vai largar em 24º e último lugar com a Hispania.

Confira o grid de largada do GP do Brasil:

1) Nico Hulkenberg (ALE/Williams)

2) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)

3) Mark Webber (AUS/Red Bull)

4) Lewis Hamilton (ING/McLaren)

5) Fernando Alonso (ESP/Ferrari)

6) Rubens Barrichello (BRA/Williams)

7) Robert Kubica (POL/Renault)

8) Michael Schumacher (ALE/Mercedes)

9) Felipe Massa (BRA/Ferrari)

10) Vitaly Petrov (RUS/Renault)

11) Jenson Button (ING/McLaren)

12) Kamui Kobayashi (JAP/Sauber)

13) Nico Rosberg (ALE/Mercedes)

14) Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso)

15) Nick Heidfeld (ALE/Sauber)

16) Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India)

17) Timo Glock (ALE/Virgin)

18) Jarno Trulli (ITA/Lotus)

19) Heikki Kovalainen (FIN/Lotus)

20) Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso)

21) Lucas di Grassi (BRA/Virgin)

22) Christian Klien (AUT/Hispania)

23) Adrian Sutil (ALE/Force India)

24) Bruno Senna (BRA/Hispania)

Conteúdos relacionados