Geral

HR abre hoje inscrições para curso de bioestatística

O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS) vai promover o curso de bioestatística para médicos e residentes. Com 150 vagas disponíveis, o curso tem início no dia 5 de outubro e termina em 23 de novembro. As aulas vão acontecer na sede da Unimed, em Campo Grande. As inscrições podem ser feitas a […]

Arquivo Publicado em 21/09/2010, às 10h50

None

O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS) vai promover o curso de bioestatística para médicos e residentes. Com 150 vagas disponíveis, o curso tem início no dia 5 de outubro e termina em 23 de novembro. As aulas vão acontecer na sede da Unimed, em Campo Grande.

As inscrições podem ser feitas a partir de hoje (21) pelo endereço do HR na Internet (www.hospitalregional.ms.gov.br). O curso, com duração de 40 horas, vai abordar a contribuição da estatística na área biológica, estatística descritiva, principais desenhos de estudos, distribuição de freqüências; apresentação gráfica e tabelas.

O conteúdo inclui ainda as medidas de tendência central, dispersão ou de variabilidade; noções de probabilidade, distribuição especial e de probabilidade; técnicas de amostragem, distribuição amostral da média e da proporção; intervalos de confiança e testes de hipóteses. As aulas serão ministradas pelo professor Jair Biscola da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Formação de facilitadores

O HR também vai oferecer o curso para Formação de Facilitadores de Educação Permanente no Âmbito Hospitalar. As aulas têm início no dia 29 deste mês e terminam dia 9 de fevereiro de 2011.

O curso é voltado aos profissionais do HR, da Secretaria de Estado de Saúde e dos 19 hospitais das 11 microrregiões do Estado, que incluem os municípios de Jardim, Aquidauana, Nova Andradina, Três Lagoas e Paranaíba. Serão oferecidas 50 vagas. O conteúdo será ministrado pelas professoras da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Silvana Solange Rossi e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Laís Alves Bonilha. A carga horária é de 140h.


As aulas serão semipresenciais, desenvolvidas a partir da reflexão critica das práticas educativas vigentes na organização, com aporte teórico conceitual e desenvolvimento de competências requeridas para a educação permanente em saúde no âmbito da gestão e facilitação; dimensões éticas, técnicas, políticas, estéticas e pedagógicas.

Os temas abordados são educação permanente em saúde e gestão hospitalar, que inclui também gestão da educação, papel do facilitador de educação permanente, processo de trabalho nos hospitais, princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), humanização em saúde.


O curso vai acontecer no auditório Jacarandá do HR. O hospital está localizado na Avenida Engenheiro Lutero Lopes, 36, bairro Aero Rancho IV em Campo Grande. Informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3378-2766.

Jornal Midiamax