O horário de verão e a diferença de fuso no país devem atrasar em duas horas – em relação ao horário de Brasília – o início da divulgação dos primeiros resultados da disputa pela Presidência da República, no próximo dia 31, quando acontece o segundo turno.

De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), os primeiros números da sucessão presidencial só serão anunciados a partir das 19h, quando a votação termina em todo o país. No primeiro turno, realizado em 3 de outubro, os resultados começaram a sair a partir das 18h.

Isso porque, embora a votação aconteça das 8h às 17h, em quatro Estados – Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima – a diferença de fuso e o horário de verão causam um “atraso” de duas horas no período de apuração em relação a Brasília (DF) e, com isso, as urnas só serão fechadas nestes locais às 19h (horário de Brasília).

Com isso, as pesquisas eleitorais de boca de urna que mostram o cenário da corrida presidencial também só poderão ser divulgadas a partir das 19h, segundo o TSE.

Já a divulgação dos resultados das eleições estaduais e das pesquisas de boca de urna dos Estados ocorrerá imediatamente após a votação, ou seja, varia de acordo com o horário local. Ao todo, eleitores de oito Estados e do Distrito Federal ainda precisam escolher seus futuros governadores.

O horário de verão deste ano começou no último dia 17 e vai até o dia 20 de fevereiro de 2011. Durante este período de 127 dias, os brasileiros das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste terão que adiantar o relógio em uma hora. O horário de verão não é aplicado nas regiões Norte e Nordeste.