A medida atinge três regiões do país. Além do Distrito Federal, são dez Estados afetados.

Em vigor desde outubro de 2009, o horário de verão vale até até a meia-noite do próximo dia 20 de fevereiro, quando os relógios deverão ser atrasados uma hora.

A medida atinge três regiões do país. Além do Distrito Federal, são dez Estados afetados Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

O principal objetivo do horário de verão é reduzir o consumo de energia elétrica. A demanda é a quantidade máxima de energia exigida do sistema elétrico num determinado momento do dia, geralmente das 17h às 22h.

Para este ano, a previsão de redução da demanda é de 4,4% nas regiões Sudeste e Centro-Oeste (1.780 MW), o suficiente para abastecer uma cidade com 5 milhões de habitantes.

Data fixa

Desde 2008, decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva estabelece datas fixas para o início e término do horário de verão. Antes, anualmente, era publicado um decreto para definir o período da mudança.

De acordo com o decreto, a mudança no horário ocorrerá, todos os anos, no terceiro domingo de outubro e terminará no terceiro domingo de fevereiro.

Se a data coincidir com o domingo de Carnaval, o final do horário de verão é transferido para o próximo domingo.