Hemorrede alerta população para doar sangue antes de receber vacina contra a gripe A

A Hemorrede de Mato Grosso do Sul – que inclui todos os hemonúcleos do Estado – solicita aos doadores de sangue, em especial, aos trabalhadores da rede de atenção à saúde, profissionais envolvidos na resposta à pandemia da gripe A e indígenas que, se puderem, procurem algum dos hemonúcleos e doem sangue antes de receberem […]
| 07/03/2010
- 20:16
Hemorrede alerta população para doar sangue antes de receber vacina contra a gripe A

A Hemorrede de Mato Grosso do Sul – que inclui todos os hemonúcleos do Estado – solicita aos doadores de sangue, em especial, aos trabalhadores da rede de atenção à saúde, profissionais envolvidos na resposta à pandemia da gripe A e indígenas que, se puderem, procurem algum dos hemonúcleos e doem sangue antes de receberem a dose da vacina.

O pedido deve-se à preocupação de que possam abaixar ainda mais os estoques de sangue a partir da imunização desse público – que está inserido na primeira etapa de imunização – tendo início a partir de amanhã (8).

É de praxe que, independente de qualquer vacina que a pessoa tome, a recomendação de um prazo de 30 dias para que volte a fazer uma doação de sangue. A Hemorrede ainda lembra aos cidadãos dos outros grupos prioritários que também fiquem atentos às datas para que doem sangue antes da imunização.

Para Mato Grosso do Sul, foram repassadas 106 mil doses de vacinas, além de seringas, agulhas, cartazes e folderes sobre a gripe pandêmica. A expectativa é de que sejam vacinados 1.187.407 sul-mato-grossenses durante as cinco etapas de vacinação. Ainda está prevista para o Estado a chegada de aproximadamente 111 mil comprimidos do antiviral fosfato de Oseltamivir (conhecido como Tamiflu). Essa quantidade corresponde a 11 mil tratamentos – caso seja necessário receitar para alguns pacientes.

Últimas notícias