Pular para o conteúdo
Geral

Grupo começa a monitorar e fiscalizar Uneis do Estado

Começam nesta segunda-feira as atividades do Grupo de Monitoramento e Fiscalização para atuar nas Unidades de Internação de Adolescentes no Estado de Mato Grosso do Sul. A medida foi regulamentada pelo Provimento nº 209, publicado no Diário da Justiça de 23 de julho. Os trabalhos devem durar 90 dias, com abrangência em todo território sul-mato-grossense, […]
Arquivo -

Começam nesta segunda-feira as atividades do Grupo de Monitoramento e Fiscalização para atuar nas Unidades de Internação de Adolescentes no Estado de Mato Grosso do Sul. A medida foi regulamentada pelo Provimento nº 209, publicado no Diário da Justiça de 23 de julho.

Os trabalhos devem durar 90 dias, com abrangência em todo território sul-mato-grossense, nas localidades onde houver unidade de internação de adolescentes infratores. O Grupo será presidido pelo Des. Joenildo de Sousa Chaves, Coordenador da Infância e Juventude em MS, e composto pelos juízes auxiliares da Corregedoria, Fábio Possik Salamene e Ruy Celso Barbosa Florence, e pelo juiz da Infância e Juventude da Capital, Danilo Burin.

A medida foi adotada diante da realidade verificada nas unidades de internação do Estado durante os trabalhos realizados pelo Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário, responsável pelo mutirão carcerário realizado em 2009.

Os responsáveis pelo mutirão carcerário estenderam sua atuação, na época, ao monitoramento e fiscalização das UNEIs. Considerando-se que as UNEIs precisam de tratamento diferenciado, optou-se pela criação de um grupo separado para atuar especificamente na área da infância e juventude.

O Des. Joenildo de Sousa Chaves já convocou os juízes membros do grupo para uma reunião em que serão definidas as ações a serem adotadas. “Quero ouvir os juízes antes de adotar qualquer medida, entretanto a Coordenadoria está empenhada na busca por soluções aos problemas apontados nas unidades de internação”, disse ele.

Atribuições – Entre as atribuições do grupo está a implantação e manutenção das metas do projeto “Medida Justa”, criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para se traçar um diagnóstico sobre as medidas socioeducativas a serem cumpridas por adolescentes em conflito com a lei, com levantamento estatístico sobre o número de jovens nessa situação, dos locais de internação e dos programas pedagógicos desenvolvidos nas unidades de internação.

São também objetivos do Grupo de Monitoramento a implementação de cursos de capacitação específicos para os servidores de cada unidade de internação, assim como a qualificação dos participantes do sistema.

Além disso, o Grupo deve dialogar com os gestores do sistema de cumprimento de medida socieducativa para o avanço do trabalho e efetivo cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corpo encontrado em córrego de Ribas do Rio Pardo é de operador de máquinas desaparecido

Eduardo Bolsonaro agradece Trump por revogar visto de Moraes: “Só o começo”

Durante passeio com a família, sargento de MS salva duas pessoas após barco virar na Bolívia

Vídeo: ‘Não deu tempo de parar’, diz motorista que atropelou idosa na Duque de Caxias

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

Últimas Notícias

Polícia

Pitbull é resgatado em meio a fezes, sem água e comida, no Santo Eugênio

Animal estava amarrado e exposto ao frio

Política

STF tem placar de 4 votos a 0 para manter cautelares contra Jair Bolsonaro

Ainda falta o voto do ministro Luiz Fux

Política

Barroso saiu dos EUA quatro dias antes de anúncio de revogação de vistos

Ministro chegou ao país no dia 4 e foi embora no dia 14

Política

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Apenas três estarão fora da lista de sancionados pelo governo norte-americano