Uma gráfica no bairro do Cambuci, em São Paulo, informou que imprimiu 2,1 milhões de folhetos (100 mil na campanha do primeiro turno e 2 milhões na do segundo) contra a candidata a presidente pelo PT, Dilma Rousseff sob encomenda do bispo da Diocese de Guarulhos (SP), dom Luiz Gonzaga Bergonzini.

O texto do folheto faz um apelo aos eleitores para que votem em “candidato ou candidata e partidos contrários à descriminalização do aborto”. Intitulado “Apelo a todos os brasileiros e brasileiras”, o texto é atribuído à Comissão em Defesa da Vida do Regional Sul da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

“Recomendamos encarecidamente a todos os cidadãos e cidadãs brasileiros e brasileiras, em consonância com o art. 5º da Constituição Federal, que defende a inviolabilidade da vida humana e, conforme o Pacto de S. José da Costa Rica, desde a concepção, independentemente de suas convicções ideológicas ou religiosas, que, nas próximas eleições, deem seu voto somente a candidatos ou candidatas e partidos contrários à discriminalização do aborto”, diz o texto.

A reportagem tentou, mas não conseguiu, localizar por telefone o bispo dom Luiz Gonzaga Bergonzini. O padre Geraldo Martins Dias, assessor da CNBB, afirmou que o folheto não é de responsabilidade da entidade e que cabe à Regional Sul 1 esclarecer o assunto.

O bispo de Limeira (SP), dom Vilson Dias Oliveira, responsável pela Comissão de Comunicação do Regional Sul 1 da CNBB, disse lamentar o episódio, mas afirmou que o caso precisa ser investigado. Segundo ele, na noite deste sábado, bispos da Regional Sul 1 iriam se reunir para discutir o caso.

“Não temos informação concreta de nomes, de quem autorizou, se foi o bispo de Guarulhos mesmo, se foi outra pessoa. A gente lamenta, obviamente, porque alguém está usando eleitoralmente essa questão, o que é lamentável”, declarou dom Vilson Oliveira.

Segundo o bispo de Limeira, a nota não foi feita pelo Regional Sul 1. “Foi uma comissão que fez. Então, estamos pagando o pato, como diz o ditado”, afirmou.

Em entrevista a um site de notícias em julho, dom Luiz Gonzaga Bergonzini disse que iria orientar os padres de Guarulhos a pregar nas missas o voto contra Dilma Rousseff em razão da defesa da legalização do aborto pelo PT em congressos do partido.

Versão da gráfica

De acordo com Paulo Ogawa, pai de Alexandre Takeshi Ogawa, proprietário da Editora e Gráfica Pana, na segunda quinzena de setembro, foram entregues 100 mil exemplares do folheto, encomendados, segundo ele, por um assessor da Diocese de Guarulhos. Pelo serviço, disse Ogawa, a gráfica recebeu R$ 3 mil, pagos por meio de boleto bancário emitido em nome da diocese.

Paulo Ogawa afirmou que, após o primeiro turno da eleição, a gráfica foi novamente procurada para imprimir outros 2 milhões de folhetos. Segundo Ogawa, essa encomenda não foi paga nem entregue porque o trabalho ainda não foi concluído.

A gráfica argumenta que não cometeu irregularidade – somente atendeu a uma encomenda legal feita por um cliente. “Foram buscar uma coisa supostamente ilegal, mas isso não foi constatado, e o delegado me liberou”, afirmou Ogawa.

Para a advogada Ana Fernanda Ayres, do escritório Bottini Tamasauskas Advogados, que assessora o PT, o material seria ilegal, uma vez que não apresenta o CNPJ do autor. “Queremos assegurar que não houve qualquer tipo de crime (em relação ao material)”, afirmou. O PT registrou um boletim de ocorrência no 5º Distrito Policial de São Paulo.