Estudantes da escola Rui Barbosa, que tiveram único projeto de escola pública escolhido, ainda têm esperança de conseguirem participar da mais importante reunião de pesquisadores, a SBPC, no

A Escola Estadual 26 de Agosto, localizada na Rua Rui Barbosa, no Bairro São Francisco, em Campo Grande, corre o risco de não ter trabalho de seus alunos do 9º ano, Ensino Médio e Fundamental, publicado pela SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), que é considerado o principal segmento da ciência no Brasil.

A escola foi a única no Mato Grosso do Sul a ter trabalho escolhido pela SBPC, que trata da implementação das aulas práticas experimentais de ciências naturais. O trabalho iniciou no ano passado com aproximadamente 300 alunos.

Para ter o trabalho publicado, a escola precisa apresentá-lo no dia 28 de julho, das 13h30 às 15h, na 62ª Reunião Anual da SBPC que neste ano acontece na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal (RN). O impasse é que a escola não conseguiu, até o momento, as passagens para que os professores possam viajar para o evento, que vai reunir estudiosos de vários locais do Brasil, entre os dias 25 e 30 de julho. O pedido ao governo estadual foi feito, mas a resposta ainda não veio.

Segundo uma participante do projeto, a escola já acionou a Secretaria Estadual de Educação para conseguir, ao menos, três passagens, mas, até o momento não obteve resposta positiva. Caso os professores não consigam meios para ir até o estado do Rio Grande do Norte, o trabalho não será publicado.

O Midiamax entrou em contato com o presidente da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de mato Grosso do Sul), Jaime Teixeira, para saber se a entidade vai auxiliar a escola. Segundo ele, na próxima segunda-feira será solicitada uma reunião com a secretária de educação. “É um projeto de interesse público, por isso vamos defender este apoio do Governo para que estes professores representem os bons resultados da educação”, diz.

Resposta – Em resposta ao Midiamax, a assessoria de imprensa do Governo do Estado informou que iria verificar o fato. A reportagem aguarda resposta.