Os oito governadores eleitos e reeleitos pelo PSDB participam nesta quarta-feira (15), em Maceió, de uma reunião para afinar o discurso do partido em relação ao governo da presidente eleita, Dilma Roussef, do PT.

Segundo o anfitrião, Teotonio Vilela, uma das propostas que serão discutidas é a possibilidade do retorno da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). Ele disse ao partido que os governadores não deverão fazer oposição a Dilma, mas sim trabalhar em regime de colaboração com o governo federal.

O governador reeleito de Goiás, Marconi Perillo, afirmou que “governo não é contra governo”, dando uma pista de como deve ser o relacionamento dos tucanos com a gestão Dilma. Para Perillo, a CPMF não deve voltar, mas na opinião do governador de Alagoas o chamado imposto do cheque, se aprovado, será bem vindo, pois aumentaria os recursos repassados pela União para a saúde pública nos Estados.

Vilela disse também que vai propor que esse encontro se transforme em um fórum, com reuniões periódicas, entre os governadores do PSDB. Participam da reunião Antonio Anastasia (Minas Gerais), Siqueira Campos (Tocantins), Geraldo Alckmin (São Paulo), Beto Richa (Paraná), Simão Jatene (Pará) e Anchieta Júnior (Roraima).