Fuga de onça-pintada do Cras em Campo Grande completa um mês

A fuga de uma onça-pintada do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), em Campo Grande, completa um mês nesta segunda-feira (29). O animal de oito meses escapou da jaula e se embrenhou na mata da reserva do Parque dos Poderes. Desde então, a Polícia Militar Ambiental efetuou várias buscas nas áreas externa e interna […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A fuga de uma onça-pintada do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), em Campo Grande, completa um mês nesta segunda-feira (29). O animal de oito meses escapou da jaula e se embrenhou na mata da reserva do Parque dos Poderes.

Desde então, a Polícia Militar Ambiental efetuou várias buscas nas áreas externa e interna do parque para tentar localizar o felino. Até cães farejadores e equipes especializadas participaram da operação. Moradores de bairros próximos, como o Chácara dos Poderes, relataram ter visto rastros da onça-pintada, mas as pistas não foram suficientes para apontar seu paradeiro. As buscas da PMA foram encerradas uma semana depois do episódio.

Os passeios pelas trilhas do Parque do Prosa, que chegaram a ser suspensos por causa do incidente, também já foram retomados.

De acordo com coordenador do Cras, Elson Borges, a onça teria fugido depois que uma anta investiu contra as grades da jaula onde ela estava. Depois da tentativa de ataque, a onça escapou por baixo das grades. O fato ocorreu quando um veterinário foi alimentar a onça com carne, por volta das 7 horas.

O capitão PMA Queiroz acredita que a onça-pintada já esteja em alguma propriedade rural das redondezas, e explica que a polícia fará o acompanhamento do caso por meio de informações prestadas pelos moradores. “No domingo o CIOPS recebeu um chamado, mandamos viatura para averiguar mas não encontramos nada”, afirmou.

Sobre a onça-pintada

Maior carnívoro terrestre do Brasil, a onça-pintada pertence à espécie Panthera onca. Seu peso na fase adulta pode chegar a 130 quilos, e ela possui o corpo robusto, compacto e musculoso – características que fazem do animal um excelente caçador. O Ibama lista a onça-pintada como animal ameaçado de extinção no país desde 2003, mas no Uruguai e em El Salvador não há mais ocorrência desta espécie. Na Bolívia, a caça do animal ainda é permitida. O principal refúgio da onça-pintada no Brasil é a região amazônica.

Serviço

Caso alguém perceba a presença do animal na parte periférica da cidade, pode dar informações à Polícia Militar Ambiental pelo telefone (67) 3314-4920.

Conteúdos relacionados