Fronteira está fechada por causa de eleições na Bolívia
Neste domingo de Páscoa, 04 de abril, os bolivianos estão indo às urnas para elegerem seus representantes regionais e municipais. O pleito acontece em todo o país e movimenta também as cidades de Puerto Quijarro e Puerto Suarez, localizadas na fronteira com Corumbá. O acesso a estes municípios está fechado neste dia de eleição e […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Neste domingo de Páscoa, 04 de abril, os bolivianos estão indo às urnas para elegerem seus representantes regionais e municipais. O pleito acontece em todo o país e movimenta também as cidades de Puerto Quijarro e Puerto Suarez, localizadas na fronteira com Corumbá. O acesso a estes municípios está fechado neste dia de eleição e veículos não podem entrar e nem sair daquele país. Em toda a Bolívia, são pouco mais 5 milhões de eleitores e 2504 cargos em disputa. Os resultados prévios devem ser divulgados esta noite.
A manhã em um dos colégios eleitorais, que contém 15 urnas, foi tranquila na cidade fronteiriça com Corumbá. Além deste, mais 3 locais recebem as cédulas em Puerto Quijarro. Os eleitores só podem votar munidos de algum documento com foto. Diferentemente do processo eleitoral do Brasil, naquele país a escolha é feita em cédulas. Antes de entregar para o votante, o fiscal de urna mostra cada cédula aos delegados de partido para garantir que ela não está marcada. Cada eleitor recebe duas cédulas. Uma para escolha de prefeitos e vereadores e a outra para governador e deputados estaduais.
Os candidatos concorrem a vereadores (lá chamados de concejales); prefeitos (os alcaldes); deputados estaduais (diputados) e governadores (prefectos ou gobernadores). São 8 candidatos a prefeitura de Puerto Quijarro e 6 em Puerto Suarez. Já para governador do Departamento de Santa Cruz são 5. Como no Brasil, o voto na Bolívia é obrigatório e somente maiores de 18 anos podem participar. Camisetas, bótons, faixas e bandeiras são permitidos no pátio do colégio eleitoral, porém quem for pego fazendo “boca de urna” é detido e liberado somente após o término do pleito.
A comerciante Marta Anze foi cedo garantir o seu voto. “Já tenho um partido que me simpatizo e escolhi um candidato desta legenda. Espero que ele ganhe e garanta melhorias para o nosso povo que já é muito sofrido. Precisamos de ruas asfaltadas e limpas, queremos atender aos turistas que chegam aqui com uma cidade bonita, quem vem aqui tem a impressão que está tudo abandonado, o que não pode acontecer”, comentou.
Já para o motorista Orlando Gabriel Sejas, que declara ser a favor do partido de Evo Morales, o que precisa terminar no município é o tráfico. “Temos que combater o narcotráfico e também de armas. As drogas passam tranquilamente aqui e vemos muitos carros roubados no Brasil aqui em nossa cidade. Assim fica parecendo que todos nós bolivianos somos bandidos, o que não é verdade”, salientou ao Diário.
Contando os referendos, esta é a sexta votação que passa o governo do presidente Evo Morales em pouco mais de quatro anos. Neste pleito o governante boliviano pretende fortalecer o seu partido, o Movimento para o Socialismo (Movimiento al Socialismo, MAS). As urnas serão fechadas às 17h. Um resultado prévio deve ser divulgado ainda esta noite.
O maior colégio eleitoral está no departamento de La Paz (1,5 milhão de votos); depois aparecem os estados de Santa Cruz (1,2 milhão); Cochabamba (939 mil); Potosí (367 mil); Chuquisaca (272 mil); Tarija (264 mil); Oruro (253 mil); Beni (189 mil); e Pando (43 mil).
Notícias mais lidas agora
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
Últimas Notícias
Mulher é presa com quase 700 caixas de remédios em farmácia clandestina em Campo Grande
Policiais civis foram até o estabelecimento na manhã desta quarta-feira (11) e encontraram 638 caixas de medicamentos
Castramóvel realiza atendimento gratuito em shopping de Campo Grande
Atendimento será realizado no sábado (14), das 14 às 17 horas
Justiça solta piloto de avião apontado como negociador de armas em Campo Grande
O autuado passou por audiência de custódia nesta quarta-feira (11)
Projeto de Lei do MPMS solicita pagamento de auxílio-invalidez aos servidores aposentados por incapacidade
Pagamento também se estenderá para aqueles que necessitarem de assistência permanente de outra pessoa
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.