Frio e férias provocam baixa de estoque de sangue; Hemosul apela aos voluntários
A queda de temperatura dessa última semana diminuiu as doações de sangue em 75% no Hemosul; O banco armazena apenas 50% de bolsas
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A queda de temperatura dessa última semana diminuiu as doações de sangue em 75% no Hemosul; O banco armazena apenas 50% de bolsas
Consciência, ajuda e salvação. São essas as palavras que definem o ato de doar sangue, que em determinados períodos do ano as pessoas acabam se “esquecendo”, como é o caso do inverno, que coicide com o período de férias. Com a baixa no voluntariado, os estoques dos hospitais e do Hemosul (Centro Hematologia Hemoterapia de Mato Grosso do Sul) ficam comprometidos.
Com a chegada de uma massa de ar sobre Mato Grosso do Sul na semana passada, ficou visível a importância dos voluntários para que o atendimento à população continue. Poucas pessoas procuraram o Hemosul para fazer doações de sangue e o resultado é a baixa de tipo sanguineos que são considerados comuns como, por exemplo, o O+ e O-.
Segundo a assessora de comunicação do Hemosul, Mayra Beatriz Franceschi, durante os dias de frio, as coletas caíram 75%. “Nos dias quentes, em média são coletadas entre 120 e 150 bolsas ao dia, e por causa da queda de temperatura este número caiu para 50”, comenta.
A assessora explica que é comum diminuir o número de doações no frio, e aproveita para fazer um apelo à população. “Tem que existir um esforço. Doar sangue é um ato muito bonito. Saber que você pode salvar várias vidas é uma ação muito gratificante”, comenta. Mayra também espera que a partir desta semana, em que as temperaturas voltam a subir na Capital, o estoque do centro seja restabelecido.
O período de férias é outro agravante para a diminuição dos estoques do Hemosul. As pessoas acabam viajando e não procuram os centros de coleta. Porém, estatísticas históricas mostram que aumenta o número de acidentes, em especial de trânsito. Daí a preocupação: aumento da necessidade e baixa nas coletas.
Como proceder para doar
Atualmente, o hemocentro está com mais necessidade nos tipos sanguíneos: B+, B-, A- e O-. Para doar, a população precisar pesar no mínimo 50 quilos; ter de 18 a 65 anos; não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h; apresentar um documento oficial com foto e estar bem alimentado, ao contrário do que as pessoas pensam que a doação deve ser feita em jejum.
Para quem nunca doou Mayra explica que é simples, basta ir até ao Hemosul e realizar gratuitamente, exames relativos à identificação de doenças transmitidas pelo sangue como, por exemplo, HIV. Ela ressalta ainda, que não existe nenhum tipo de risco no ato da coleta. “Tudo aqui é descartável. Nosso maior cuidado é com o sangue do doador que deve ser de qualidade para quem vai recebê-lo”, conclui.
Um exemplo de solidariedade
É desta fora que o militar Éder Vargas, 48 anos, pensa. Enquanto ele fazia a doação, disse a reportagem do Midiamax que se conscientizou depois que soube do baixo estoque de sangue que existe no centro. “Deve ser o frio que inibe as pessoas de vir doar. Não custa nada ajudar ao próximo”, disse.
Nesta semana o Midiamax noticiou o caso de Ewerton Márcio dos Santos Leite, 38 anos, fotógrafo da Stock Car e ex-assessor da Federação de Automobilismo de Mato Grosso do Sul. O rapaz vai ser submetido a uma cirurgia no final deste mês e precisa de doações até o dia 23. Seu sangue é o O+, porém pode receber doação de qualquer tipo.
Para contribuir com este caso, é necessário que o doador vá até o Hemosul, e informe o seu nome completo de Ewerton.
Campanhas
Com a intenção de aumentar e manter o estoque de sangue do Hemocentro, uma equipe de profissionais vai coletar sangue em diversas cidades do interior do Estado e na Capital.
Confira a programação:
31/07 – São Gabriel do Oeste – das 7h às 16h
05/08 – Prefeitura Municipal de Campo Grande – das 7h às 13h
07/08 – Ribas do Rio Pardo – das 7h às 16h
28/08 – Aquidauana – das 7h às 16h
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
Há quatro meses, vizinhança lida com som alto, impedimento de trânsito de pedestres e falta de privacidade em seus estacionamentos
Sem focinheira, Pitbull escapa de coleira e mata Lhasa apso após ataque na Praça do Papa
Tutora do Pit bull indicou clínica veterinária e desapareceu após ataque
Banco Central do Brasil planeja moeda digital para 2024
O Banco Central do Brasil está se preparando para lançar uma moeda digital em 2024, uma inovação que promete transformar o sistema financeiro do país. Este
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.