Campo Grande vai sediar a partir de amanhã (22), estendendo-se até o dia 24 de setembro, o III Seminário Linha de Pesquisa Educação e Trabalho, cujo tema será “Formação, inclusão e diversidade na Educação”. O evento é uma iniciativa da Universidade Federal de Mato grosso do SUL (UFMS), por meio do Centro de Ciências Humanas e Sociais, Programa de Pós-Graduação em Educação e cursos de mestrado e doutorado.

De acordo com a professora Alda Maria do Nascimento Osório, coordenadora do seminário, a iniciativa tem como objetivo socializar a produção do conhecimento entre os graduandos, pós-graduandos, pesquisadores e convidados da linha de pesquisa, bem como possibilitar o intercâmbio com outros programas de pós-graduação e pesquisadores em nível local, regional e nacional.

O seminário terá início às 7h30 desta quarta-feira (22.09), na Unidade VI da UFMS em Campo Grande.Vários palestrantes participarão do evento, dentre eles o professor doutor Alfredo Veiga Neto, da UFRGS e Unisinos, que discorrerá sobre o tema “Estudos foucaltianos e as transformações no mundo do trabalho”.

O tema “Discursos da cultura escolar: fabricação da escola inclusiva” será abordado pela professora doutora Fabiany de Cássia Tavares Silva, da UFMS. Já a professora doutora Marília Gouvea de Miranda, da UFG, falará sobre pesquisa em educação, enquanto que o professor doutor William Siqueira Peres, da Unesp, discorrerá sobre o tema “Implicações do preconceito contra a homoafetividade para e na educação”.

Livros

Durante o evento haverá o lançamento de diversas obras literárias, com os seguintes títulos: Diálogos em Foucault (Org. Prof. Dr. Antônio Carlos do Nascimento Osório), Da Educação Especial à Educação na Diversidade: escolarização, práticas e processos (Org. Profa. Dra. Alexandra Ayach Anache e Prof. Dr. Antônio Carlos do Nascimento Osório) e Práticas Pedagógicas: saberes dos professores na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental (Org. Profa. Dra. Alda Maria do Nascimento Osório).