O pecuarista João Francisco denuncia que aproximadamente 300 hectares da Fazenda Santa Rita, localizada no Distrito de Quebra Coco, em Sidrolandia, foram destruídos por fogo, na terça-feira passada. Segundo ele, a responsável pelo dano é a Usina Santa Olinda.

João Francisco relata que na madrugada de segunda-feira (5 de julho), funcionários da usina atearam fogo na plantação de cana para queimar a palhada. Por volta do meio dia do mesmo dia o fogo acabou se alastrando e atingindo a pastagem de sua fazenda. “Acredito que com o vento forte as chamas se reacenderam e acabaram invadindo minha fazenda”.

Segundo o proprietário, as chamas destruíram aproximadamente 300 hectares de pastagem, onde haviam 600 cabeças de gado de corte, sendo que parte das terras estava arrendada. Em piquetes (que ficaram destruídos) estavam garanhões, éguas e cavalos de lida.

Só de prejuízo com arredamento o pecuarista calcula uma soma de aproximadamente R$ 35 mil, isto sem contar arames e palanques que terá que comprar e ainda alimentação para os animais que ficaram sem pasto. O pecuarista afirma que pretende entrar na justiça contra a usina.