Final do Festival Melhor Idade é realizada hoje na Capital
Bolero, samba de gafieira, valsa, forró, chamamé e tango. É a primeira vez que o Festival da Melhor Idade tem competição estadual de dança de salão e a final é sábado, a partir das 19h, no Centro de Convivência do Idoso Vovó Ziza. Para a fase final, participarão os municípios classificados em 1º e 2º […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Bolero, samba de gafieira, valsa, forró, chamamé e tango. É a primeira vez que o Festival da Melhor Idade tem competição estadual de dança de salão e a final é sábado, a partir das 19h, no Centro de Convivência do Idoso Vovó Ziza. Para a fase final, participarão os municípios classificados em 1º e 2º lugares de cada modalidade e sexo nas fases regionais de 2010.
“Vai ser uma noite glamorosa para nove casais da terceira idade de vários municípios de Mato Grosso do Sul, e com tudo que tem direito, fantasias, arbitragem… é uma oportunidade de mostrar às pessoas que a dança de salão entusiasma quem têm mais de sessenta anos”, explica a professora de dança e uma das coordenadoras do evento, Daniele Barilli. Foram três fases eliminatórias desde o começo do ano.
Estão na final os municípios: Campo Grande, Ladário, Caarapó, Nova Andradina, Selvíria e Três Lagoas. Cada cidade é representada por um casal que terá três minutos para ser avaliado por estilo. Nos outros anos o Festival da Melhor Idade tinha dança, apenas com ritmos regionais como chamamé e vanerão.
Durante o Festival da Melhor Idade que inclui competições de bocha, dama, dominó, malha, sinuca, truco e voleibol, nunca teve uma competição de dança de salão com critérios de avaliação oficiais.
Três árbitros acompanham a competição de dança desde o início. São profissionais que ajudam fomentar a dança de salão em Mato Grosso do Sul. “Eu, Daniele Barilli e Juliana Furtado, em nome da associação Sul-Mato-Grossense de dança de salão, a ASDANÇAS, estamos felizes por mais este espaço que a dança começa a ganhar no estado. Dança de salão não é só pra jovens, para os idosos traz inúmeros benefícios físicos e psicológicos”, diz Ivan Sousa, um dos árbitros da competição e presidente da ASDANÇAS, associação Sul-Mato-Grossense de dança de salão.
Os árbitros vão avaliar: ritmo, sincronismo, criatividade e expressão dos dançarinos. “Este último critério, a expressão, leva em conta a maneira como o casal interpreta o estilo da música de acordo com o caráter da dança. O casal deve primeiramente ter elegância e postura”, comenta Daniele. Pelo regulamento da competição, em caso de empate serão adotados os seguintes critérios: melhor índice técnico (a maior nota apresentada dentre os critérios de julgamento).
Caso o empate persista, entre dois ou mais casais será feita uma terceira etapa onde o casal tenta o desempate dançando tango. A premiação será entregue ao primeiro, segundo e terceiro lugares. Antes da competição a associação de dança vai homenagear o evento com a apresentação de uma dança regional: chamamé e polka paraguaia.
A coreografia recebeu o nome de Ipê Amarelo e foi desenvolvida por dançarinos profissionais do estado. “Preparamos um presente para os participantes”, diz Juliana Furtado, vice-presidente da Asdanças. O Festival da Melhor Idade é uma realização da Fundesporte e tem o apoio da Asdanças. Serviço: O Centro de Convivência do Idoso Vovó Ziza fica na Av. Joaquim Murtinho, próximo ao Extra Hipermercado. A final do Festival de Dança de Salão está marcada para às 19h deste sábado. A entrada é de graça. Mais informações pelo telefone: 8404 0504.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Dólar fecha abaixo de R$ 6,00 com notícia de novo procedimento de Lula
Desde a sessão de ontem, após a internação de Lula no hospital Sírio-Libanês
Pronto para explorar a Europa? Comece por essas 6 cidades incríveis
Viajar pela Europa é um sonho para muitos e uma experiência que encanta a todos. Com sua riqueza cultural, diversidade de paisagens e história fascinante, o continente oferece destinos para todos os gostos. Seja você um amante da arquitetura, da gastronomia, das artes ou da natureza, há sempre algo novo para descobrir. Mas, por onde…
Foragido por matar mulher há 22 anos no Nova Lima é preso em Campo Grande
Maria Cristina Flores Recalde foi assassinada com tiro na nuca em julho de 2002
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.