Filme rodado em Corumbá terá pré-estreia em Campo Grande

Rodado em Corumbá nos meses de setembro e outubro, o filme “O Caso de Joanita” será exibido em duas pré-estreias: uma na cidade de Campo Grande, no dia 29 de novembro, e a outra, em Corumbá, no dia 09 de dezembro. Na Capital, a exibição acontecerá no Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Rodado em Corumbá nos meses de setembro e outubro, o filme “O Caso de Joanita” será exibido em duas pré-estreias: uma na cidade de Campo Grande, no dia 29 de novembro, e a outra, em Corumbá, no dia 09 de dezembro. Na Capital, a exibição acontecerá no Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul (Marco), às 20 horas. Já em Corumbá, ainda serão definidos o local e o horário. O média-metragem, com duração de 30 minutos, foi baseado num conto homônimo do escritor corumbaense Augusto César Proença.

Na época das gravações, o diretor Reynaldo Paes de Barros conversou com o Diário e explicou que, das duas páginas e meia do conto original, o roteiro final somou 24 páginas. “O filme é narrado pelo filho da melhor amiga dela (Joanita) na cidade, mas eu estendi o conto que tem uma certa verve carioca, pois o Augusto morou muitos anos no Rio de Janeiro, então você percebe isso quando lê o conto que é uma linguagem literária, você narra um acontecimento. Agora, pra fazer um filme, a gente precisa de personagem, de um pouco de história e de conflito, ampliei bastante, mudei o personagem”, revelou ao lembrar que teve contato com a obra do escritor corumbaense ao produzir outro projeto de audiovisual.

Realizada em vídeo digital HD, a produção foi editada e finalizada em São Paulo pela produtora Pepe Chevs e terá cópias disponíveis em DVD e mídia digital “Blue Ray”, com possibilidade de “transfer” para filme de 35mm, para exibição em cinemas. É um filme da produtora Aries Filmes, São Paulo, SP.

Os atores principais são do teatro de Campo Grande. Luciana Kreutzer interpreta as nuances da personagem Joanita de forma inesquecível; João Júlio Dittmar compõe um Nicanor autoritário com muita propriedade. O resto do elenco é corumbaense e também tem um desempenho superlativo. A atriz Bianca Machado é Olga, amiga leal de Joanita. E o estreante Bruno Lopes surpreende como seu filho adolescente, Carlinhos.

O enredo

A história narra as aventuras e desventuras de Joanita, uma bela mulher de 30 anos, cobiçada pelos homens da cidade, casada com um senhor muito mais velho do que ela, Nicanor, suposto traficante e incapaz de satisfazê-la física e afetivamente. Insatisfeita, deprimida, Joanita se ampara nos antidepressivos, no seu analista, na religião, nos exercícios físicos e na amizade de Olga, cujo filho adolescente, Carlinhos, tem por ela fascinação e desejo.

Uma briga conjugal precipita um fato que irá modificar profundamente sua vida. Divorciada, ela retorna a Corumbá, um ano depois e se envolve em outros acontecimentos que, eventualmente, provocarão a sua partida definitiva da cidade.

Conteúdos relacionados