A Fiems já iniciou a construção de mais quatro bibliotecas da Indústria do Conhecimento do no interior de Mato Grosso do Sul, beneficiando às comunidades de Paranaíba, Inocência, Maracaju e Amambai. Além disso, o presidente Sérgio Longen já acertou a construção de uma unidade no município de Chapadão do Sul e, com esses empreendimentos que devem ser entregues até o fim deste ano, o número de bibliotecas no Estado subirá para 25 em 21 municípios – Campo Grande (3), Três Lagoas (2), Dourados (2), Corumbá, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Aquidauana, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Verde, Naviraí, Nova Andradina, , Iguatemi, Bataguassu, Rio Brilhante, Paranaíba, Inocência, Maracaju, Amambai e Chapadão do Sul.

Segundo o presidente da Fiems, Sérgio Longen, desde o início deste ano a intenção era ampliar para 25 o número de bibliotecas do Sesi inauguradas no Estado, beneficiando o maior número possível de municípios. “Ainda neste ano esperamos utilizar essas unidades da Indústria do Conhecimento do Sesi para realizar à noite cursos gratuitos de qualificação profissional, contribuindo para aumentar o número de mão-de- qualificada para o setor industrial nos municípios beneficiados”, disse, completando que essas unidades foram lançadas e construídas ao longo dos últimos três anos de gestão da atual Diretoria do Sistema Fiems.

O coordenador de Engenharia do Sistema Fiems, Júlio Da Cas Netto, informa que nos municípios de Paranaíba e Inocência as obras das bibliotecas devem ser concluídas até o próximo dia 20 de setembro e nos municípios de Maracaju e Amambai o trabalho começou no dia 17 de junho e deve seguir até 10 de outubro, enquanto em Chapadão do Sul as obras vão começar a partir do dia 19 de julho. “Após a conclusão das obras, o Sesi pode cuidar da parte de mobiliário das unidades e também da colocação do acervo de livros, DVDs e CDs”, informou.

Acervo

Dotadas com acervo de 1,6 mil livros, dezenas de DVDs e CDs e dez computadores com acesso à Internet, além de monitores treinados, as bibliotecas do Programa Indústria do Conhecimento do Sesi são desenvolvidas em parceria com a CNI e Prefeituras. Elas fazem parte de um compromisso do Sistema Fiems de levar às comunidades carentes mais uma ferramenta de educação, provocando uma verdadeira transformação nos municípios onde já foram implantadas com o oferecimento de cursos pela Internet, palestras e cirandas literárias, entre outras atividades.

Levantamento feito pela área de biblioteca do Sesi revela que de fevereiro a junho deste ano as 20 unidades em 16 municípios já receberam no total 39,7 mil visitantes, o que representa uma média 6,6 mil atendimentos por mês e 300 por dia. “Queremos que a comunidade se aproprie desse bem tão especial e tão importante”, declarou a superintendente do Sesi, Maura Gabínio, acrescentando que essa iniciativa vem ao encontro da meta da marca de gestão Indústria Ativa de elevar o índice de capital cultural dos industriários e seus dependentes.

Além das unidades da Indústria do Conhecimento, o Sesi ainda disponibiliza 20 bibliotecas itinerantes do Programa Saber Ativo para as indústrias de todo o Estado.