Em um fim de semana perfeito para a fanática torcida italiana, o piloto espanhol Fernando Alonso, que conseguiu ultrapassar Jenson Button após um ótimo trabalho da Ferrari na troca de pneus, venceu o Grande Prêmio da Itália, em Monza. Felipe Massa, que fez uma prova bastante regular, chegou em terceiro lugar.

Com a vitória, o piloto espanhol chegou aos 166 pontos e ocupa a terceira colocação, atrás de Lewis Hamilton (182), que abandonou a prova na Itália ainda na primeira volta, e de Mark Webber (187), que assumiu a liderança do campeonato ao chegar na sexta colocação.

Na largada, Button explorou bem a freada no final do retão para tirar a primeira posição de Alonso. O espanhol ainda teve trabalho para defender a segunda colocação, chegando a se tocar com Massa ainda na primeira volta da prova. Quem não “sobreviveu” à intensa batalha por posições na largada foi o então líder do campeonato Lewis Hamilton, que teve uma suspensão dianteira quebrada ao tocar no carro de Massa nas primeiras curvas.

Nas voltas seguintes, Button, Alonso e Massa impõem um ritmo forte e abrem grande vantagem em relação aos outros pilotos, protagonizando uma disputa acirrada pela ponta. Antes da troca de pneus, Button pisa fundo e faz as voltas mais rápidas da prova, mas ainda seguido de perto de Alonso. Massa, que perdeu a traseira em uma curva, se desgruda dos líderes.

Button é o primeiro a entrar nos boxes para a troca de pneus. Na volta seguinte, Alonso também para. Em um trabalho perfeito da equipe Ferrari, o espanhol faz uma rápida parada e consegue ultrapassar de maneira ousada e impressionante o então líder Button no final do retão, dando o troco da largada.

 Com sua Ferrari equilibrada, Alonso acelerou, mantendo tranquila vantagem sobre Button, e cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, para delírio da torcida italiana no circuito de Monza.