No dia 30 de outubro (sábado), das 14 às 22 horas, a Feira Central será palco para a realização do Campeonato de Robótica. Participam oito equipes formadas por alunos de cinco escolas estaduais: Dr. Arthur de Vasconcellos Dias, José Maria Hugo Rodrigues, Padre João Greiner, Professora Ada Teixeira dos Santos Pereira e Professora Joelina de Almeida Xavier.

O campeonato consiste na execução de tarefas autônomas por robôs projetados, montados e programados pelos alunos de cada escola envolvida. “Cada tarefa deve ser executada sem interferência humana, com os robôs tomando decisões do que fazer a partir dos sinais recebidos por sensores”, explica o professor Mauro Conti Pereira, coordenador dos cursos de Engenharia Mecatrônica e Mecânica da UCDB.

Mauro é o coordenador do projeto Promove – Engenhar, realizado pela UCDB em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, escolas de ensino médio da Capital, Associação de Pais e Mestres (APM), Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). O objetivo do projeto é aproximar alunos do ensino médio de escolas públicas da Capital dos conceitos de engenharia, aplicar os conceitos de Engenharia no ensino de ciências nas escolas de ensino médio, desenvolver tecnologias e soluções sustentáveis e contribuir na inclusão digital.

O projeto envolve ainda a comunidade escolar nas ações de preservação do meio ambiente e inovações tecnológicas. Participam os cursos de Agronomia, Engenharia de Computação, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica e Engenharia Sanitária e Ambiental, da UCDB.

O professor Mauro explica que há um treinamento de professores e alunos para desenvolver o uso de robótica para auxiliar o ensino de ciências no ensino médio, e um dos alvos do projeto é atrair mais alunos para os cursos de graduação na área de Ciências Exatas. O projeto recebe verba de fomento da Finep, por meio da chamada pública MCT/Finep/FNDCT – Promove – Engenharia no Ensino Médio, de 2006. O projeto foi iniciado em meados de 2007.

Para o campeonato de Robótica, serão utilizadas peças de kits Lego Mindstorm de robótica, mas os conceitos de sensores, atuadores e lógica de programação são semelhantes aos de robôs profissionais usados em indústrias ou em resgates e exploração, onde se requer repetibilidade ou em ambientes hostis aos seres humanos, explica o professor Mauro.

O evento também terá uma apresentação dos cursos de Engenharia Sanitária e Ambiental e Agronomia da UCDB sobre o projeto de captação de águas pluviais, seu controle de qualidade e uso numa horta, inclusive com distribuição de folhetos e mudas.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3312-3528.