A Campanha do “Outubro Rosa” começa, nesta terça-feira (26), em Fátima do Sul, em comemoração ao Dia Estadual de Combate ao Câncer de Mama e ao Dia Nacional de Saúde Bucal.

O objetivo da campanha é sensibilizar as mulheres para que realizem os exames necessários à prevenção do câncer de Mama, Colo Uterino e Bucal, resultando em detecção precoce.

No lançamento, durante todo o dia de hoje, considerado o Dia “D” da Campanha, profissionais das unidades de saúde estarão empenhados na prevenção e busca de casos de câncer precoce na população. A programação será realizada ao longo de toda a semana.

A Campanha é desenvolvida em parceria com o Instituto Avon e a Rede Feminina de Combate ao Câncer, com o apoio da Prefeita Ilda Salgado Machado, o Conselho Municipal de Saúde de Fátima do Sul juntamente com a Secretaria de Saúde. A Secretaria de Saúde alerta que, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer – Inca o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais freqüente no mundo e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos nesse grupo. No Brasil, são esperados 49.400 novos casos em 2010, com risco estimado de 49 casos a cada 100 mil mulheres. Já o câncer do colo do útero é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres, sendo responsável pela morte de 230 mil mulheres por ano. No Brasil, para 2010, são esperados 18.430, com um risco estimado de 18 casos a cada 100 mil mulheres.

Câncer Bucal

O câncer Bucal é a quarta doença que mais leva á morte, este atingindo homens e mulheres entre 40 e 70 anos. Os fatores que podem levar ao câncer de boca são idade superior a 40 anos, vício de fumar cachimbos e cigarros, consumo de álcool, má bucal e uso de próteses dentárias mal ajustadas.

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde e dos parceiros da campanha, proporcionará decoração especial em postes da cidade que receberão laços cor rosa até o final do mês de outubro, quando, e, ainda ações conjuntas com profissionais da área da estética, serão desenvolvidas, presenteando através de sorteios realizados nas unidades de atendimento com corte de cabelo, manicure, pedicure, maquiagem.

O movimento popular conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, sempre no mês de outubro – referentes ao câncer de mama e a importância da mamografia.

Programação

Ao longo da semana com inicio no dia 25 de outubro á 28 deste mesmo mês as unidade estarão intensificando as ações e orientações quanto ao câncer, sendo que o dia D será no dia 26 terça feira, com horário de atendimento das 8:00 ás 16:00 horas. Os profissionais envolvidos são os Enfermeiros e Cirurgiões Dentistas , para exames clínicos de mamas, preventivo “coleta Papanicolaou” e avaliação Bucal para detecção e prevenção de doenças.

A Coordenadoria da Secretaria de Saúde, Instituto Avon e Rede Feminina de Combate ao Câncer sob o tema “Combate ao Câncer de Mama: um laço pela vida” lançará a campanha, que será divulgada no rádio, nas igrejas, nas escolas, nos hospital e nas unidades de saúde de atendimento do município.

As unidades de saúde ministrarão palestras educativas em prol da saúde e bem-estar das mulheres com uma mensagem que salva vidas: câncer de mama tem cura e descobrir cedo é fundamental.

Mais informações – Secretaria Municipal de Saúde no fone 3467- 4204.