Os vencedores do Prêmio Famasul de Jornalismo serão revelados no dia 23 de julho, em evento realizado no . A premiação acontecerá às 19h, na festa que também vai reconhecer também os ganhadores do Programa Empreendedor Rural (PER), uma realização do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS).

Serão premiados profissionais cujo trabalho retrata a produção rural a partir dos temas ‘O meio ambiente relacionado à produção rural’ e ‘O direito dos povos indígenas no século XXI’. Os jurados avaliaram trabalhos inscritos nas categorias impresso jornal e revista, radiojornalismo, telejornalismo, webjornalismo e fotojornalismo, sendo a última a novidade deste ano.

Os autores selecionados em cada categoria receberão um prêmio equivalente a R$ 2 mil, sendo que o vencedor do prêmio Master ganhará ainda uma viagem de cinco dias pelo Nordeste, com acompanhante. Os trabalhos foram julgados por jornalistas e professores indicados pelos coordenadores dos cursos de jornalismo da Universidade Federal de MS (UFMS), Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Uniderp/Anhanguera, Universidade Estácio de Sá e pelo presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de MS (Sindijor/MS).

Com o Prêmio Famasul de Jornalismo, a Federação da Agricultura e Pecuária de MS quer incentivar a publicação de matérias relacionadas ao agronegócio e que valorizem o Estado de Mato Grosso do Sul. “O agronegócio é um dos mais importantes vetores da economia do Estado. Merece ser difundido de modo criativo e com profundidade”, enfatiza o presidente da entidade, Eduardo Riedel.

Em 2009, o jornalista Ariosto Mesquita venceu o prêmio na categoria impresso com a reportagem “Ambulância e Jeep do Pantanal”, que trata do uso de aeronaves nas regiões de fazendas pantaneiras. “Nós, jornalistas, temos a responsabilidade de participar, inscrever nossos trabalhos sem receio de competir”, afirma Mesquita, que também é concorrente na edição do prêmio deste ano.

A senadora Kátia Abreu, que esteve presente na entrega do prêmio no ano passado, ressaltou durante o evento a importância da mídia como divulgadora da categoria rural que mostra a realidade do campo para a sociedade. “A agropecuária passou por profundas mudanças nas últimas décadas e é preciso acompanhar e conhecer essa realidade”, destacou.

Evento

A revelação do Prêmio Famasul de Jornalismo ocorrerá juntamente com a entrega do prêmio do Programa Empreendedor Rural (PER). No evento, haverá a apresentação do maestro João Carlos Martins e sua orquestra. O maestro tocava piano e tem um histórico de vida de superação, uma vez que se tornou maestro porque perdeu o movimento das mãos. Já reconhecido no meio musical, Martins tornou-se conhecido nacionalmente ao ter sua história retratada no capítulo final da novela ‘Viver a Vida”, da Rede Globo.