Um suposto ataque terrorista suicida deixou ao menos 38 mortos e dezenas de feridos nesta quarta-feira (15) em uma mesquita no sudeste do Irã, informou a agência de notícias oficial iraniana Irna.

O deputado provincial Mohammad Yaghoub Jedgal, da cidade de Chabahar, local do ataque, disse que a explosão atingiu a mesquita Imam Hossein, onde centenas de pessoas celebravam a Ashura, festa que marca o aniversário do martírio do imã xiita Hazrat Hossein Ibn Ali.

Segundo a rede de televisão oficial em inglês Press TV, entre 50 e 60 pessoas foram levadas a hospitais da região. O Crescente Vermelho (a Cruz Vermelha nos países islâmicos) informou que atendeu dezenas de vítimas.

O governador local, Chabahar Ali Bateni, disse que a polícia identificou dois supostos terroristas suicidas. Um deles conseguiu detonar os explosivos que levava presos ao corpo. O outro suspeito foi detido, segundo a Irna.

Oficiais citados pela Press TV dizem que vinham recebendo ameaças de bomba nos últimos três dias. Chabahar fica na Província de Sistão-Baluchistão, perto da fronteira com Paquistão e Afeganistão, cenário de uma violenta rebelião de extremistas sunitas e da etnia balúchi, que representam uma parte importante da população local.