Exonerado de ministério, Tuma Jr. assume como delegado em SP
Exonerado do comando da Secretaria Nacional de Justiça por suspeita de envolvimento com a máfia chinesa, Romeu Tuma Júnior afirmou, em entrevista ao G1, que se prepara para assumir, na próxima segunda (5), o cargo de delegado de polícia de classe especial do estado de São Paulo. Tuma Jr., que durante anos exerceu cargos em […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Exonerado do comando da Secretaria Nacional de Justiça por suspeita de envolvimento com a máfia chinesa, Romeu Tuma Júnior afirmou, em entrevista ao G1, que se prepara para assumir, na próxima segunda (5), o cargo de delegado de polícia de classe especial do estado de São Paulo.
Tuma Jr., que durante anos exerceu cargos em comissão na Polícia Federal, voltará a desempenhar uma função na polícia estadual de São Paulo, onde é delegado concursado.
A assessoria da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo confirmou que Tuma Jr. reassumirá na próxima segunda, mas informou que ele só deverá voltar a trabalhar efetivamente após um período de férias e licenças acumuladas. O local onde ele atuará, segundo a assessoria, será definido após esse período.
“Vou assumir o cargo de delegado de polícia de classe especial do estado, cargo que eu já desempenhava antes de ir para o governo federal. Na segunda-feira, vou me apresentar ao governo de São Paulo e saber mais detalhes de onde vou atuar”, afirmou Tuma Jr.
Desde que foi exonerado do comando da Secretaria Nacional de Justiça, em 14 de junho, Tuma Jr. diz que vem tentando, sem sucesso, ter acesso aos dados que constam na investigação da Polícia Federal (PF) contra ele, por suposto envolvimento com a máfia chinesa de São Paulo. “Eu ainda não tive acesso a nada do processo [da PF] até hoje. Ainda espero para saber o que consta lá”, diz o ex-secretário.
O delegado afirma que já prestou depoimento à Comissão de Ética Pública, órgão ligado à Presidência da República, onde também responde a um processo pelas mesmas suspeitas.
Transparência
Tuma Júnior ainda criticou as “missões” repassadas pelo ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, a seu substituto na secretaria, Pedro Abramovay. Em entrevista ao G1, na quarta-feira (30), o novo titular afirmou que, por determinação de Barreto, terá duas missões principais: implementar uma política mais intensiva de combate à lavagem de dinheiro e aplicar um processo de transparência dentro da secretaria, especialmente em relação à regularização de estrangeiros.
”Eu lamento que o ministro [Luiz Paulo Barreto] ache que o ministério não estava dando transparência ao processo de regularização. Tudo que há sobre estrangeiros está na internet”, disse o ex-secretário.
De acordo com Tuma Jr., todas as informações que se referem à política de regularização de estrangeiros são disponibilizadas no site da secretaria.
“Se ele [Luiz Paulo Barreto] acha que em 20 anos que ele dirigiu o departamento de estrangeiros não conseguiu dar transparência ao processo, quem será que vai conseguir?”, questionou o ex-secretário.
O G1 entrou em contato com o Ministério da Justiça, que informou que o ministro não iria se manifestar sobre as declarações de Tuma.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Neto tem busto inaugurado no Parque São Jorge e se emociona em homenagem do Corinthians
José Ferreira Neto se emocionou diante do reconhecimento do seu time do coração
Mulher é presa ao tentar entrar em presídio de Corumbá com maconha escondida na calcinha
Suspeita disse que levaria a droga para o marido e que ele repassaria o entorpecente para outro detento
Com mais de 70% da população adulta acima do peso, demanda por cirurgias bariátricas cresce em MS
Até setembro de 2024, Campo Grande registrou 112 cirurgias bariátricas realizadas pelo SUS
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.