Evo vence em quatro Estados da Bolívia, diz pesquisa

O partido do presidente esquerdista Evo Morales teria ganhado os primeiros governos autônomos de quatro dos nove departamentos do país, segundo três pesquisas com resultados iguais. Segundo coincidem as pesquisas dos canais PAT, Unitel e Red Uno, o Movimento ao Socialismo (MAS) ganhou os governos de La Paz, Cochabamba, Oruro e Potosí, enquanto a oposição […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O partido do presidente esquerdista Evo Morales teria ganhado os primeiros governos autônomos de quatro dos nove departamentos do país, segundo três pesquisas com resultados iguais.

Segundo coincidem as pesquisas dos canais PAT, Unitel e Red Uno, o Movimento ao Socialismo (MAS) ganhou os governos de La Paz, Cochabamba, Oruro e Potosí, enquanto a oposição foi vitoriosas em Santa Cruz, Benim Pando, Chuquisaca e Tarija.

O canal ATB, a maior rede privada do país, prognosticou com base em pesquisas de boca de urna que o Movimento ao Socialismo ganhou em seis dos nove departamentos, sendo eles La Paz, Oruro, Potosí, Chuquisaca, Tarija e Cochabamba.

As projeções são diferentes para o distrito oriental de Santa Cruz, bastião direitista, onde haveria a necessidade de uma segunda pesquisa, segundo o canal ATB.

A cadeia PAT, por sua vez, anunciou uma vitória com maioria absoluta do oposicionista Ruben Costas, que tenta se reeleger.

Os resultados oficiais serão divulgados a partir de segunda, de acordo com autoridades eleitorais.

Salvo incidentes menores, a principal característica da jornada eleitoral foi a tranquilidade e a afluência dos bolivianos às mesas de votação, segundo a Corte Nacional Eleitoral (CNE) e a Organização dos Estados Americanos (OEA).

Além de escolher os nove governadores do país, eleitores designarão os 267 membros das novas assembleias departamentais, que pela primeira vez terão capacidade legislativa em seus territórios.

Os bolivianos também escolhem 337 prefeitos, 1.851 vereadores, oito subgovernadores, 11 executivos setoriais de desenvolvimento e 19 corregedores de setor, no total 2.502 novas autoridades.

As pesquisas apontam para a vitória dos candidatos governistas em La Paz, Oruro, Potosí, Cochabamba; a oposição em Santa Cruz e Beni; enquanto as sondagens de intenções de voto são diversas em Tarija, Pando e Chuquisaca.

Morales admitiu que o partido governista Movimento ao Socialismo (MAS) tinha vantagem de ser o único com candidatos em todo o país, em muitos casos sem rivais, o que permitiria reafirmar sua vitória de dezembro.

Analistas disseram que as eleições de governadores e assembleias dos nove departamentos e de prefeitos e vereadores dos 332 municípios modificariam apenas ligeiramente o mapa político, sem risco imediato para os planos indigenistas e socialistas de Morales.

Conteúdos relacionados