Na noite desta sexta-feira (29), o 7º Festival de Cinema de Campo Grande terá uma noite especial, serão celebrados os “100 Anos de Cinema em Campo Grande”, com a exibição única do filme “Alma do Brasil”, de Líbero Luxardo.

A Capital de Mato Grosso do Sul recebeu a primeira projeção de cinema, nas atuais proximidades da Igreja Santo Antônio, no centro da cidade, em 1910. Sabe-se que a exibição aconteceu a céu aberto, naquele ano, e foi realizada por Rafael Orrico.

O filme “Alma do Brasil” foi escolhido para a sessão especial, por ser a primeira produção rodada no antigo Mato Grosso, fato ocorrido em 1931. Baseado no livro “A Retirada de Laguna” de Visconde de Taunay, o filme tem a Guerra do Paraguai como tema, focalizando em especial o episódio da retirada. Uma das atrizes pioneiras da região, Conceição Ferreira, está no elenco ao lado do próprio Líbero Luxardo, Antonio Ribas e Octaviano Souza, entre outros. A cópia foi trazida do acervo da Cinemateca de São Paulo, especialmente para a sessão.

A entrada é franca para a sessão “Comemoração dos 100 Anos de Cinema em Campo Grande”, que começa às 21h. O CineCultura está localizado na Avenida Afonso Pena, 5.420, no Pátio Avenida, em Campo Grande (MS). Telefone: 67-3027-5858.