EUA apoiam iniciativa brasileira de asilar iraniana condenada à morte
O departamento de Estado americano informou nesta segunda-feira, 2, que apoia a iniciativa brasileira de conceder asilo à iraniana Sakineh Mohammadi Ashtiani, acusada de adultério e condenada à morte por apedrejamento. De acordo com o porta-voz Philip Crowley, os EUA esperam que, caso Irã aceite a oferta, também demonstre outros gestos humanitários, como a libertação […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O departamento de Estado americano informou nesta segunda-feira, 2, que apoia a iniciativa brasileira de conceder asilo à iraniana Sakineh Mohammadi Ashtiani, acusada de adultério e condenada à morte por apedrejamento.
De acordo com o porta-voz Philip Crowley, os EUA esperam que, caso Irã aceite a oferta, também demonstre outros gestos humanitários, como a libertação de três turistas americanos presos no país há um ano.
Segundo Crowley, a mediação humanitária proposta pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no sábado passado é distinta da nuclear, também costurada pela diplomacia brasileira e pela Turquia no impasse com o Ocidente gerado pelo programa atômico persa.
“Este é um caso que atraiu a atenção da comunidade internacional. E depois que o Brasil se ofereceu resta esperar que o Irã escute”, disse Crowley.
O porta-voz ainda condenou a pena de morte por apedrejamento. “Em pleno século XXI, Esta prática é uma barbaridade e deveria ser proibida”, acrescentou. Os EUA adotam a pena de morte em alguns Estados, por injeção letal.
Sakine Mohammadi Ashtiani tem 43 anos e é mãe de dois filhos. Ela é acusada de ter relações ilícitas com dois homens. Desde 2006, está na prisão, o que gerou diversas campanhas por sua libertação ao redor do mundo.
Notícias mais lidas agora
- Idoso cai de paramotor em Dourados e está em estado grave
- Em golpe por telefone, idosa faz transferências de R$ 46 mil a estelionatários
- Dupla é presa em bueiro ao furtar fios e derrubar internet e telefones em 14 bairros de Campo Grande
- Passa Pix? Confira as novas regras do pagamento que começam nesta sexta em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
Assaltantes aplicam mata-leão e roubam homem que caminhava no Centro de Campo Grande
Após o crime, polícia saiu à procura e prendeu os suspeitos
Juiz da Geórgia rejeita ação do Partido Republicano sobre entrega pessoal de cédulas
Ação foi movida pelo partido de Donald Trump na sexta-feira à noite
Ucrânia: agência de inteligência militar diz que 7 mil norte-coreanos estão próximos ao país
Volodymyr Zelensky pediu que seus aliados parem de “observar” e adotem medidas antes que as tropas norte-coreanas enviadas à Rússia cheguem ao front
Morto em colisão de moto com caminhonete em Ivinhema é jovem de 21 anos
Vítima colidiu a moto com caminhonete
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.